HCC

HCC investe em materiais cirúrgicos para cirurgias de joelho

23/08/2024

Hoje existem inúmeras cirurgias de joelho realizadas no Hospital de Clínicas de Carazinho, indicadas de acordo com a necessidade dos pacientes. Dentre essas, algumas já vinham sendo realizadas e outras passam a ser realizadas a partir da chegada dos novos materiais. O especialista em joelho, Dr. Pedro Arthur, explica os procedimentos prescritos para algumas situações

 

Tanto a ortopedia quanto a traumatologia são ramos essenciais da Medicina, uma vez que os profissionais dessas áreas são treinados para tratar complicações nos ossos e articulações, bem como nas suas estruturas associadas, que permitem o movimento do corpo humano, isto é, ligamentos, tendões, músculos e nervos. Lesões podem ser causadas por acidentes, quedas, traumas esportivos, entre outros e esses atendimentos, são equivalentes a cerca de 30% dos atendimentos no Serviço de Emergência do Hospital de Clínicas de Carazinho, por exemplo.

O HCC conta com o Serviço de Ortopedia e Traumatologia, formado por cinco especialistas em seu corpo médico, com a supervisão da especialidade do médico Dr. Paulo Cattapan. Uma grande demanda de pacientes é atendida na especializada a cada mês no HCC, sendo esse serviço referência para sete municípios da região.

Para reforçar ainda mais a Traumatologia e a Ortopedia, o HCC adquiriu novos materiais cirúrgicos para a especialidade, que tiveram um valor total de R$ 200 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Zucco, do Republicanos/RS.

Esses instrumentais aprimorarão ainda mais os procedimentos de joelho, por exemplo. O médico especialista, Dr. Pedro Arthur Cantoni Cardoso explica que os novos materiais possibilitam cirurgias minimamente invasivas, que são cirurgias sem grandes cortes. “Isso proporciona uma recuperação mais rápida após os procedimentos cirúrgicos como suturas meniscais e reconstruções ligamentares. Além disso também possibilita tratamento de lesões de cartilagem e exploração articular do joelho com mais assertividade. Ainda teremos o tratamento de uma variedade muito grande de lesões do joelho com o benefício de uma permanência hospitalar pós operatória muito menor”, explica.

Para o vice-presidente do HCC, Luis Fernando Munerolli, o Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HCC é um exemplo de que o HCC é referência para muitas pessoas da região, pois são cerca de 400 atendimentos mês no hospital. “Esse investimento vem para somar ainda mais nessa especialidade, agregando serviços que possibilitam um atendimento completo e seguro para nossa comunidade. Queremos agradecer aos profissionais, que desenvolvem um trabalho de excelência em nosso Corpo Clínico e que com certeza continuarão fazendo e contribuindo para o hospital. Muito de tudo que o HCC se tornou nos últimos anos, também está alinhado com a postura positiva do nosso corpo clínico”, disse.

Cirurgias de joelho 

Hoje existem inúmeras cirurgias de joelho realizadas no Hospital de Clínicas de Carazinho, indicadas de acordo com a necessidade dos pacientes. Dentre essas, algumas já vinham sendo realizadas e outras passam a ser realizadas a partir da chegada dos novos materiais. O especialista em joelho, Dr. Pedro Artur, explica os procedimentos prescritos para algumas situações:

Artroscopia: permite olhar para o interior de uma articulação usando um equipamento chamado “artroscópio”. Ela proporciona visão direta para meniscosligamentoscartilagem e outras estruturas no interior do joelho. Isso permite não só fazer um diagnóstico mais completo, como, também, realizar reparos de problemas articulares.

Cirurgia de Menisco: essa é a cirurgia de joelho mais comum. De acordo com o tipo da lesão, pode-se realizar uma meniscectomia parcial (ressecção da porção lesada do menisco) ou um reparo ou sutura do menisco. Sempre que possível, deve-se preferir a realização da sutura do menisco de maneira a preservar a anatomia normal do joelho, bem como sua estrutura e funcionamento.

Cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior: consiste na utilização de um enxerto que atua como substituto do ligamento rompido. Os enxertos mais comumente utilizados são de tendões de músculos posteriores da coxa ou do tendão patelar do próprio paciente.

Cirurgia de reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior (LCP): nesse procedimento são utilizados enxertos para substituição do ligamento rompido e a realização da cirurgia pode ser realizada por artroscopia ou por via aberta, conforme preferência do cirurgião.

Artroplastia ou cirurgia para colocação de prótese de joelho:  ela consiste na preparação do osso, substituição de cartilagem e ossos na região do fêmur e da tíbia por componentes metálicos; dependendo do caso, cobertura da patela com um componente plástico (polietileno); e, por fim, inserção de um espaçador de polietileno entre os componentes de metal para permitir o deslizamento entre os componentes, gerando o menor atrito possível na região.

Osteotomia do joelho: um procedimento cirúrgico que envolve um corte do osso para permitir a correção do alinhamento do membro inferior, a fim de alterar a área de pressão em determinado lado ou compartimento do joelho.

Cirurgia para instabilidade (ou luxação) da patela: A luxação da patela normalmente tem relação com algum episódio de trauma no joelho, porém alguns pacientes evoluem para quadros de luxação recorrente da patela, especialmente quando o primeiro episódio de luxação ocorre ainda na infância. Quando não há melhora da instabilidade patelar com o tratamento fisioterapêutico, a cirurgia deve ser considerada.

Cirurgia para lesão de cartilagem (lesão condral): são algumas das mais desafiadoras dentro da cirurgia do joelho, pois não existe ainda uma técnica definitiva capaz de reparar todas as lesões de maneira realmente eficaz. Felizmente, novas técnicas têm surgido e permitido melhores resultados a médio prazo para alguns casos.

O destaque atualmente fica por conta da técnica de colocação da membrana condrogênica (AMIC) que, associada à microfratura, permite o reparo de algumas lesões com estímulo para formação de nova matriz cartilaginosa local.

Fotos: Take Dois\Marlon Britto


Siga-nos!