08/06/2016
Nos dias 2,3 e 4 de junho, na cidade de Bento Gonçalves/RS, aconteceu o VI Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva, evento este, onde participaram a enfermeira da UTI Carla Both e os médicos residentes Lorena Dornelas Pereira e Frederico Alt.
Nos dias 2,3 e 4 de junho, na cidade de Bento Gonçalves/RS, aconteceu o VI Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva, evento este, onde participaram a enfermeira da UTI Carla Both e os médicos residentes Lorena Dornelas Pereira e Frederico Alt. O foco do congresso foi a Segurança do Paciente Crítico, sendo tratados diversos assuntos relacionados a esta temática como Segurança em Ventilação Mecânica, Prevenção de Infecções na UTI, Segurança no Cuidado, Abordagem Interdisciplinar do paciente, Sedação e Analgesia, Cuidado ao familiar na UTI, entre outros.
Na ocasião, a enfermeira Carla e a médica residente Lorena apresentaram o trabalho intitulado: Perfil dos Pacientes com Injúria Renal Aguda em uma Unidade de Terapia Intensiva do Interior do Rio Grande do Sul. Este trabalho é fruto de uma pesquisa quem vem sendo realizada na UTI do HCC para conhecer dados acerca dos pacientes que desenvolvem IRA (Insuficiência Renal Aguda). Conhecendo os indicadores em setores de saúde poderemos traçar estratégias de prevenção e tratamento eficazes e seguros, bem como comparar com os dados mundiais.
Segunda a médica residente Lorena Dornelas Pereira, através deste estudo realizado na UTI do HCC, foi possível identificar incidência compatível com dados da literatura médica, sendo A IRA uma complicação em 5% das hospitalizações e até 30% das internações em UTI. A incidência de IRA aumenta com a idade, sendo 3,5 vezes maior nos pacientes acima de 70 anos justificada pela perda progressiva da filtração. Devido às altas taxas de morbimortalidade é essencial conhecer os indicadores de IRA e traçar estratégias eficientes de prevenção.
A enfermeira do HCC Carla Both, salienta que sabemos que o ideal de perfeição no cuidado é algo quase inatingível, porém quando investimos no conhecimento e atualização constante dos profissionais, certamente alcançaremos a excelência, e é este o objetivo dos profissionais da UTI do Hospital de Caridade de Carazinho – HCC, os quais contam com o apoio integral da instituição para realizarem atualizações constantes a fim de atingirem seus objetivos profissionais.