HCC

Importância do respeito e da ética no ambiente de trabalho é tema de reunião de lideranças

14/07/2016

Durante o encontro, realizado na manhã de quarta-feira (13), os participantes foram instigados a refletir sobre a importância do trabalho em equipe e do respeito às diferenças na convivência com os colegas.

Mensalmente, as lideranças de todos os setores do Hospital de Caridade de Carazinho participam de reuniões de capacitação e atualização de informações acerca dos acontecimentos da instituição. De acordo com a psicóloga organizacional, Camila Jacoby, a organização dos encontros é inspirada no “método Cumbuca” – aperfeiçoado conforme as necessidades do HCC -, no qual os participantes, divididos em pequenos grupos, definem os temas e a metodologia de trabalho. 
O objetivo das reuniões, segundo a psicóloga, é “promover o entrosamento entre os líderes, aprimorar a comunicação entre os setores, alertar as equipes para os desafios que se aproximam, e traçar metas e objetivos futuros, a fim de que as informações sejam disseminadas e cheguem aos demais funcionários e à comunidade”.
A reunião de julho foi realizada na manhã de quarta-feira (13), e teve como tema central o respeito e a ética no ambiente de trabalho. Pontualmente às 8h, o grupo responsável pelo desenvolvimento da atividade iniciou sua explanação, destacando a importância da postura e da pontualidade durante o expediente.
Depois, com base na “Fábula do Porco-espinho”, exibida em um vídeo, os participantes foram instigados a refletir sobre o respeito às diferenças na convivência com os colegas de trabalho. “Precisamos conhecer melhor nossos colegas para que o trabalho flua com maior harmonia. As pessoas são diferentes, possuem histórias de vida, percepções de mundo e limitações distintas, por isso, a tolerância e o respeito às individualidades do outro é essencial”, salientaram os componentes do grupo.
Em seguida, as lideranças foram convidadas a participar de duas dinâmicas: a primeira reforçou, justamente, a importância do respeito às particularidades das pessoas; e a segunda, utilizando balões, promoveu uma reflexão sobre o trabalho em equipe e a participação fundamental de todos os colaboradores para a conquista das metas. “Ninguém precisa estourar o balão do outro para ser o vencedor. Todos podem alcançar esse objetivo juntos. O fato de nenhum balão ter sido estourado demonstra que nossa equipe está unida e caminhando em conjunto”, pontuaram os organizadores.
Para o gerente financeiro, José Armando Lubian, um dos integrantes do grupo que desenvolveu a atividade, o respeito deve existir tanto entre os colaboradores, independentemente do cargo que ocupam, quando deles para com a instituição em que trabalham, por isso, a abordagem do tema é essencial. “É preciso respeitar o outro, considerando suas opiniões e individualidades, como também é preciso respeitar os padrões estabelecidos pela instituição, dentro de seus valores, princípios e missão”, destacou, reforçando, ainda, que o trabalho em conjunto é fundamental para o bom andamento do trabalho. 


Siga-nos!