12/09/2016
O setor de Oncologia do Hospital de Caridade de Carazinho ganhou um colorido especial, na última semana. Quem chega ao local, se depara com diversas fotografias envoltas por molduras verdes, amarelas, laranjas e roxas. Nas imagens, estão retratados os estudantes do 8º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Alfredo D’Amore, porém, não de forma tradicional: em suas cabeças, não há cabelos, mas desenhos variados e frases de alegria e motivação.
Na última semana, o setor de Oncologia do Hospital de Caridade de Carazinho ganhou um colorido especial. Quem chega ao local, se depara com diversas fotografias envoltas por molduras verdes, amarelas, laranjas e roxas.
Nas imagens, estão retratados os estudantes do 8º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Alfredo D’Amore, porém, não de forma tradicional: em suas cabeças, não há cabelos, mas desenhos variados e frases de alegria e motivação.
A exposição “O que você tem de diferente é o que você tem de mais bonito” foi desenvolvida pela turma na disciplina de Artes, com orientação da professora Janaina Bicigo. Segundo a educadora, a atividade foi realizada com o objetivo de fazer com que os educandos se colocassem no lugar de quem está enfrentando o câncer, imaginando suas angústias e dores. “Ao mesmo tempo, nós quisemos demonstrar aos pacientes da Oncologia do HCC o nosso apoio, com imagens alegres e palavras de carinho e motivação”, explica.
Conforme a enfermeira responsável pelo setor, Janete Ferla, a iniciativa é importante e motivadora para os pacientes, pois, a perda do cabelo é um dos efeitos mais tristes enfrentados pelas pessoas que estão em tratamento, em especial, para as mulheres. “Nós sempre procuramos ressaltar para os pacientes que o cabelo não é tudo, que ele pode ser substituído por uma peruca, por um lenço e por adereços que os deixarão igualmente bonitos. E o trabalho dos estudantes veio reforçar essa ideia”, comenta.
Além da exposição, para complementar a atividade, está prevista para este mês uma visita dos jovens artistas ao setor de Oncologia da instituição de saúde.