11/10/2016
Durante a reunião, foram reforçadas as relações institucionais entre o HCC e a Faculdade de Medicina da UPF, abordados assuntos que envolvem a estruturação do programa de estágio curricular na instituição de saúde e salientada a positividade das avaliações que os acadêmicos fazem após passarem pela experiência prática.
Desde 2011, o Hospital de Caridade de Carazinho é um dos campos de prática dos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo - UPF. No início, a parceria entre a instituição de ensino e a hospitalar, oportunizava aos estudantes estágios extracurriculares no setor de Emergência e na Unidade de Tratamento Intensivo. Mas, a partir do ano passado, os concluintes do curso passaram a realizar, no HCC, os estágios curriculares nas especialidades de Clínica Médica e Cirurgia Geral.
Para exercitar cada especialidade, os doutorandos permanecem na instituição de saúde no sistema de internato médico, durante uma semana. Nesse período, orientados e supervisionados por médicos preceptores, eles vivenciam as rotinas do hospital, auxiliando em procedimentos simples – como as visitas aos pacientes, as trocas de curativos e sondas, e as verificação de pressão arterial – e complexos – como as cirurgias e os atendimentos aos pacientes da emergência.
Com o intuito de verificar, in loco, o bom andamento dessa parceria e o aprimoramento do programa de estágio, membros da direção da Faculdade de Medicina da UPF participaram de uma reunião com a direção do HCC, na sede da instituição de saúde, em Carazinho, na manhã de segunda-feira (10).
O encontro contou com a presença do diretor da Faculdade de Medicina da UPF, Dr. Gilberto Borges Bortoline, do vice-diretor e coordenador do internato médico, Dr. Paulo Roberto Reichert, e do coordenador do curso de medicina, Dr. José Ivo Scherer.
De acordo com o presidente do HCC, Jocélio Cunha, durante a reunião foram reforçadas as relações institucionais entre o hospital e a Faculdade de Medicina da UPF e salientadas as avaliações positivas relatadas pelos acadêmicos que passam pelo estágio, em especial, o contato mais próximo que eles têm com os médicos preceptores e com os pacientes da instituição.
Também, foi destacada a importância dessa parceria entre o hospital e a universidade, tanto para a formação dos futuros médicos quanto para a qualificação dos profissionais que já atuam no HCC, por meio de cursos de formação continuada e palestras, realizados em conjunto com a UPF.
Por fim, foram abordados assuntos que envolvem a estruturação do programa de estágio, a fim de aprimorar a prática de estudo ofertada aos acadêmicos e ampliar, cada vez mais, a parceria entre as instituições.