HCC

Reunião realizada no HCC aprimora ações do programa Rede Cegonha em Carazinho

21/10/2016

O encontro contou com a presença de representantes do HCC e de profissionais de saúde das Estratégias de Saúde da Família – ESFs, que, em conjunto, colocarão em prática as ações junto às gestantes, às famílias e às crianças.

O Ministério da Saúde desenvolve, desde 2011, o programa Rede Cegonha, com o intuito de assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e durante os 28 dias pós-parto (puerpério), bem como, garantir às crianças o direito ao nascimento seguro, ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
A estratégia consiste em um conjunto de ações, estruturadas a partir de quatro componentes: pré-natal; parto e nascimento; puerpério e atenção integral à saúde da criança; e sistema logístico - que se refere ao transporte sanitário e regulação. Um dos principais objetivos desta política é a redução da mortalidade materna e neonatal, buscando a vinculação da gestante à unidade de referência para as consultas e dando a certeza da internação em unidade hospitalar.
Na tarde de quinta-feira (20), foi realizada uma reunião no Hospital de Caridade de Carazinho com o intuito de aprimorar as ações do programa Rede Cegonha, instituído no município em 2012. O encontro contou com a presença de representantes do HCC e de profissionais de saúde das Estratégias de Saúde da Família – ESFs, que, em conjunto, colocarão em prática as ações junto às gestantes, às famílias e às crianças.
Durante a reunião, a enfermeira responsável pela Maternidade da instituição de saúde, Viviane Fassini, e a médica obstetra, Dra. Nathália Pacheco Pinto, explanaram sobre as rotinas do hospital, os procedimentos realizados antes e após o parto, os cuidados que devem ser destinados ao bebê recém-nascido, assim como, sobre os fatores positivos e negativos do parto normal e da cesariana. “Essas informações deverão ser transmitidas às mães e seus familiares desde o início do pré-natal, realizado nas ESFs, para que todos estejam mais seguros, tranquilos e preparados para a hora do parto”, esclarece.  
Além disso, segundo a enfermeira, foi falado sobre a “Carta Parto”, que deverá ser preenchida, também durante o pré-natal, e apresentada ao hospital antes do nascimento do bebê, a fim de comprovar que a gestante realizou todo o acompanhamento e que seu acompanhante recebeu as orientações necessárias para participar do parto, apoiando e dando suporte para a mãe.
Ainda, foram apresentados os membros do Grupo Condutor Municipal, que irá coordenar o programa Rede Cegonha em Carazinho. A equipe conta com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do HCC. 


Siga-nos!