05/11/2016
O Hospital de Caridade de Carazinho realizou, neste sábado (05), a quarta edição da Campanha de Doação de Sangue, em parceria com o Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso e a Secretaria Municipal de Saúde. Durante todo o dia, 106 voluntários realizaram o cadastro e a triagem para doação. Desses, 89 tiveram seu sangue efetivamente coletado.
O Hospital de Caridade de Carazinho realizou, neste sábado (05), a quarta edição da Campanha de Doação de Sangue, em parceria com o Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso e a Secretaria Municipal de Saúde.
Conforme a enfermeira supervisora da Agência Transfusional do HCC, Carine Seffrin Miguel, durante todo o dia, 106 voluntários realizaram o cadastro e a triagem para doação. Desses, 89 tiveram seu sangue efetivamente coletado. “Novamente, a participação da comunidade carazinhense foi muito boa. No turno da manhã a presença foi maior que à tarde, acredito que em virtude do calor intenso e, inclusive, da realização do Enem, uma vez que a procura por parte dos jovens diminuiu nesta edição”, avalia.
Além disso, segundo ela, essa diferença entre o número de pessoas cadastradas e o de doações efetivadas acontece porque, antes da coleta do sangue, os voluntários realizam o cadastro do doador, passam por uma análise dos sinais vitais - batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura e peso -, realizam o teste de anemia e passam pela triagem clínica, que consiste em uma entrevista confidencial sobre as condições de saúde da pessoa. “O doador precisa ser aprovado em todas essas etapas para realizar a coleta, que é de aproximadamente 450 ml de sangue e dura, em média, sete minutos”, explica a enfermeira.
A doadora Eliane Vaz dos Santos chegou cedo ao hospital para participar da campanha e foi a primeira a realizar a coleta nesta quarta edição. Ela conta que planejava fazer a doação há algum tempo e agora conseguiu concretizar esse desejo. “É muito bom poder ajudar as pessoas e, ao mesmo tempo, é algo que contribui para a melhoria da nossa própria saúde, já que são feitos vários exames com o sangue coletado”, destaca.
O voluntário Marcos Machado comenta que o gesto solidário mobilizou, também, seus dois irmãos e um grupo de amigos, que, juntos, vieram ao HCC para realizar a doação. “Minha mãe fará uma cirurgia e, talvez, necessite de transfusão de sangue. Mas, mesmo que ela não precise, sabemos que existem outras pessoas necessitando. Por isso, estamos doando pela primeira vez e queremos continuar participando das próximas edições”, salienta.
A vontade de auxiliar quem necessita também motivou a doadora Neiva Orling Ribeiro a aderir à campanha. “Eu gosto de doar sangue, me sinto bem ajudando as pessoas”, conta, destacando que a vinda do ônibus do Hemopasso à Carazinho facilitou a concretização do gesto.
Depois da doação, todos os participantes receberam um lanche e foram orientados a ingerir bastante líquido, ter uma boa alimentação, a evitar o fumo, a bebida alcoólica, a exposição ao sol e a prática de exercícios físicos nas primeiras horas após a coleta. Além disso, receberam informações referentes aos cuidados com o curativo.
A campanha deste sábado contou, ainda, com a participação de profissionais do SEST SENAT que, durante todo o dia, distribuíram brindes e materiais informativos aos doadores.