17/11/2016
Durante a reunião, realizada na tarde de quarta-feira (16), a direção do Hospital de Caridade de Carazinho sugeriu às representantes da Secretaria Municipal da Saúde que não haja paralisação dos serviços de saúde nos feriadões e que seja modificado o horário de atendimento do Ambulatório nestas ocasiões. Além disso, recomendou a abertura de algumas e ESFs nestes dias, a fim de ampliar as opções de assistência à comunidade.
A direção do Hospital de Caridade de Carazinho esteve reunida, na tarde de quarta-feira (16), com a diretora executiva da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Elisa Pádua, a diretora técnica, Elis Regina Ebert, e a futura secretária da pasta, Anelise Almeida, com o intuito planejar os horários de funcionamento do Ambulatório Municipal, das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e da Emergência do HCC durante os feriados e datas comemorativas.
Participaram da reunião o presidente do HCC, Jocélio Cunha, o tesoureiro, Douglas Edoardo Muller, o diretor geral, Hélio Lütz, o administrador, Felipe Sohne, a gerente institucional, Larissa Rosa, e o diretor técnico, Dr. Darlan Martins Lara.
O encontro foi organizado devido ao alto número de pessoas que procuraram a Emergência da instituição de saúde no feriado prolongado da Proclamação da República, ocorrido no início desta semana, em virtude do fechamento das ESFs e do horário estabelecido para o funcionamento do Ambulatório Municipal, que esteve aberto na segunda-feira apenas das 7h às 13h.
Durante a reunião, a direção do HCC sugeriu às representantes da SMS que não haja paralisação dos serviços de saúde nos feriadões e que seja modificado o horário de atendimento do Ambulatório nestas ocasiões, uma vez que a demanda maior de pacientes ocorre nos turnos da tarde e noite. Além disso, recomendou a abertura de algumas e ESFs nestes dias, a fim de ampliar as opções de assistência à comunidade.
Também, foi solicitado que a Secretaria Municipal de Saúde faça um planejamento prévio para os próximos feriados, como Natal, Ano Novo e Carnaval, e que excepcionalmente quando houver alteração na prestação dos serviços de saúde, se reúna antecipadamente com o HCC, para que a instituição possa se organizar, em conjunto com a SMS, colocando um número maior de profissionais em atendimento.
O presidente do HCC, Jocélio Cunha, colocou-se a disposição da administração atual e da próxima para continuar realizando essas reuniões de planejamento, a fim de aperfeiçoar, cada vez mais, o serviço ofertado à população. “O município não pode deixar de acolher a população que procura atendimento médico básico no Ambulatório Municipal e nas ESFs durante os feriados e finais de semana. É preciso um planejamento mais efetivo na área da saúde e o HCC será sempre parceiro para compor isso”, conclui.