HCC

HCC forma sua primeira Médica Residente

20/02/2017

O Hospital de Caridade de Carazinho realizou, no último sábado (18), a formatura da primeira turma do programa de Residência Médica em Clínica Médica, desenvolvido pela instituição de saúde em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. A formanda Lorena Dornelas Pereira vivenciou, durante dois anos, as rotinas da instituição de saúde, nos mais diversos setores.

No último sábado (18), o Hospital de Caridade de Carazinho vivenciou um momento histórico: a formatura da primeira turma do programa de Residência Médica em Clínica Médica, desenvolvido pela instituição de saúde em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. 
O evento, realizado no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Carazinho, contou, entre outras autoridades, com a presença do reitor da UFFS, Jaime Giollo, do diretor da UFFS, campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias, do coordenador da Comissão de Residência Médica da universidade, Jairo Caovilla, do coordenador do curso de Medicina, Júlio Cesar Stobbe, do deputado estadual, Juliano Roso – representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul -, do prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, e do presidente da Câmara de Vereadores do município, Estevão de Loreno.
Também, representando o HCC, estavam o presidente, Jocélio Cunha, o coordenador do Programa de Residência Médica, Darlan Martins Lara, o supervisor da especialidade de Clínica Médica, do Programa de Residência Médica, Gerson Luís Urnau, além de membros da direção, profissionais do corpo clínico e colaboradores.
Em seu pronunciamento, a formanda, Lorena Dornelas Pereira, falou sobre o motivo que a trouxe a Carazinho e as primeiras impressões que teve do HCC, quando iniciou a especialização, há dois anos. “Um hospital organizado, de médio porte, mas que contava com serviço de Terapia Intensiva, Centro de Hemodiálise, um ótimo serviço de Oncologia, o setor de Emergência mais organizado dos hospital pelos quais já passe, atividades ambulatoriais, enfermarias bem equipadas, equipes bem preparadas, boa infraestrutura e ótimos profissionais”, enumerou.
Além disso, salientou a receptividade e o carinho com que foi acolhida e agradeceu aos profissionais que a acompanharam nessa trajetória: médicos, enfermeiras, funcionários e membros da direção e administração do hospital. “Foi uma fase muito boa em minha vida, de grande crescimento pessoal e profissional. Despeço-me para continuar a caminhada, agora na especialidade de Nefrologia, que cursarei no Hospital de Base do Distrito Federal. Sinto-me orgulhosa em ter feito parte da Família HCC”, finalizou.
O coordenador da Comissão de Residência Médica da UFFS, Jairo Caovilla, destacou, em sua explanação, a satisfação e o orgulho em participar do evento e contou a história dos Programas de Residência Médica desenvolvidos pela universidade, em parceria com os hospitais de Carazinho e Passo Fundo. “Solidificando seu objetivo de ampliar a formação de médicos especialistas, há dois anos, a reitoria da universidade e a direção do HCC criaram o programa de Residência Médica da instituição de saúde, colocando, assim, o município de Carazinho entre as 10 cidades gaúchas que dispõem de Programas de Residência Médica”, lembrou.
O presidente do HCC, Jocélio Cunha, ressaltou o trabalho desenvolvido pela direção do hospital, a fim de torná-lo referência como campo de prática dos acadêmicos de Medicina da Universidade de Passo Fundo e dos médicos residentes da UFFS. “Em 2011, nós firmamos uma parceria com a Universidade de Passo Fundo para trazer a Carazinho os estagiários do curso de Medicina, para que tivessem contato prático com a instituição, com os pacientes do HCC. Logo em seguida, nós conseguimos trazer, também, os doutorandos da UPF, que são acadêmicos de Medicina que permanecem no hospital em regime de internato médico, durante uma semana. E, por último, com a dedicação de muitos, implementamos o Programa de Residência Médica, em parceria com a UFFS”, contou.
Direcionando-se à formanda da noite, o presidente agradeceu o seu interesse em realizar a especialização no HCC, de forma pioneira, e destacou o profissionalismo, a competência e a disponibilidade com que vivenciou as rotinas hospitalares no decorrer desses dois anos. “A prova de que a Lorena se qualificou muito bem é que ela foi aprovada em outros dois Programas de Residência Médica, para dar continuidade à sua formação, entre eles, o do Hospital de Base do Distrito Federal”, comemorou, expressando seu desejo de que, futuramente, ela volte a Carazinho para atuar no corpo clínico do hospital.
Em sua explanação, o prefeito Milton Schmitz destacou a importância da solenidade para Carazinho e a alegria em formar a primeira médica especialista em Clínica Médica do HCC. Também, desejou à formanda uma caminhada de sucesso e realizações, destacando que o município estará sempre de portas abertas para o seu retorno. Além disso, agradeceu aos representantes da UFFS a insistência em firmar com Carazinho a parceria para a realização de estágios curriculares na Rede Básica de Saúde. “Nós queremos a universidade em nossa cidade, para que tenhamos o desenvolvimento da saúde, conforme a população de Carazinho merece”, frisou.
O deputado estadual, Juliano Roso, disse, em sua explanação, que o Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, no início do seu Programa de Residência Médica, também formou, em 1976, apenas um médico residente. “É assim que começa a luta. Tenho certeza que essa será a primeira de muitas formaturas que haverão aqui, que farão com que Carazinho firme-se como um polo regional importante na área da Medicina”, vislumbrou.
O reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Jaime Giollo, ao encerrar a solenidade, cumprimentou a formanda Lorena, desejando-lhe um futuro brilhante, apresentou a história e a estrutura da UFFS e salientou a importância do evento. “Esse evento é incisivo para que a gente reforce as coisas boas que acontecem na vida, que a gente amarre aqueles nós substanciais que tecem as redes da vida social, aqueles nós fortes, sólidos, seguros, para que a gente tenha uma sociedade cada vez mais sólida, responsável e voltada para o engrandecimento das pessoas. Eu fiz questão de vir para esta solenidade, porque não é a quantidade de formandos que determina a vinda do reitor, é o sentido do acontecimento. E a formatura da primeira residente médica de Carazinho tem um sentido cheio de futuro”, evidenciou.
Após a cerimônia de formatura, os convidados participaram de um jantar comemorativo.


Siga-nos!