24/02/2017
A instituição de ensino encaminhou à Secretaria Estadual da Educação o processo para a criação de dois cursos de especialização de nível médio pós-técnicos, um em Urgência e Emergência e outro em Instrumentação Cirúrgica. Com a assinatura do convênio, serão realizados, no HCC, os estágios curriculares desses novos cursos.
Há mais de 20 anos, o Hospital de Caridade de Carazinho é parceiro da Escola Estadual Cônego João Batista Sorg no processo de formação de profissionais técnicos em enfermagem. Desde a implantação do curso técnico pela instituição de ensino, em 1996, o hospital disponibiliza o seu campo de prática para que os estudantes realizem os estágios curriculares, necessários para a obtenção do diploma.
Essa forte parceria foi ampliada, na quinta-feira (23), com a assinatura de um convênio para a realização, no HCC, dos estágios curriculares dos novos cursos de especialização que serão ofertados pela Escola Sorg. A instituição de ensino encaminhou à Secretaria Estadual da Educação, através da 39ª Coordenadoria Regional de Educação, o processo para a criação de dois cursos de especialização de nível médio pós-técnicos, um em Urgência e Emergência e outro em Instrumentação Cirúrgica.
O convênio foi assinado em uma reunião, realizada no hospital, que contou com a presença do vice-presidente do HCC, Luis Fernando Muneroli, do diretor geral, Hélio Lütz, do administrador Felipe Sohne, da gerente assistencial, Leandra da Costa, da enfermeira Aline de Ávila, da diretora da Escola Sorg, Marisa Xavier do Carmo, e da coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, Josane Franco Pasqualotto.
De acordo com a coordenadora Josane, a instituição de ensino aguarda, agora, a aprovação dos processos pelo Conselho Estadual de Educação para dar início às atividades dos cursos. Além disso, segundo ela, para realizar a especialização, além da aprovação no processo seletivo, é necessário que o candidato tenha concluído o curso Técnico em Enfermagem.
Para o administrador do HCC, Felipe Sohne, o diferencial desses estágios supervisionados é que o estagiário, por já ser técnico em enfermagem, poderá participar mais ativamente dos procedimentos e atendimentos, aprimorando seu aprendizado. “Além disso, a presença deles irá qualificar ainda mais o atendimento do hospital e sanar uma das principais dificuldades que a instituição possui, com relação à capacitação dos técnicos em enfermagem, principalmente, por se tratar de áreas importantes do atendimento hospitalar”, avalia.