HCC

HCC participa de reunião com os representantes da 15ª CRS

24/03/2017

O encontro, realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, contou com a presença de autoridades administrativas e políticas das 12 cidades da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde – com sede em Palmeira das Missões -, que têm interesse em transferir a referência do serviço de Oncologia para o HCC.

O Hospital de Caridade de Carazinho e a Secretaria Municipal de Saúde estiveram reunidos, na manhã de quinta-feira (23), com as autoridades administrativas e políticas das 12 cidades da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde – com sede em Palmeira das Missões -, que têm interesse em transferir a referência do serviço de Oncologia para o HCC.
Atualmente, os municípios de Barra Funda, Chapada, Constantina, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Nova Boa Vista, Novo Xingú, Ronda Alta, Rondinha, Sarandi, Três Palmeira e Trindade do Sul encaminham seus pacientes oncológicos para Erechim, distante cerca de 120 km de Carazinho.
Durante a reunião, realizada no Salão Nobre do HCC, os participantes foram acolhidos pela Secretária Municipal de Saúde de Carazinho, Anelise Almeida, e pelo prefeito Milton Schmitz. Durante sua fala, o prefeito destacou que as tratativas para trazer a referência do serviço de Oncologia à Carazinho têm total apoio da administração municipal, assim como, toda a ação que melhore a saúde da população regional e contribua para que o hospital torne-se cada vez mais equipado, estruturado e qualificado.
O vice-presidente do hospital, Luis Fernando Muneroli, desejou as boas-vindas a todos e ressaltou as melhorias que a direção da instituição de saúde vem realizando e buscando nos últimos anos, com o objetivo de aprimorar o atendimento à comunidade. “O HCC está procurando, de todas as formas, melhorar a sua infraestrutura e a qualificação de seus profissionais, sempre com o intuito de melhor acolher todos os pacientes que aqui precisarem estar”, frisou.
Em seguida, o administrador do HCC, Felipe Sohne, apresentou aos representantes dos municípios a estrutura física da Oncologia do hospital, a equipe multidisciplinar que trabalha no setor e os índices totais de atendimento referentes ao ano de 2016 e ao mês de fevereiro.  Segundo ele, a Oncologia do HCC é referência, atualmente, para sete municípios da microrregião, compreendendo uma população de cerca de 100 mil habitantes. Além disso, por mês, o setor atende, em média, 700 pacientes, entre consultas, aplicações de quimioterápicos, procedimentos e cirurgias.
Depois das explanações, a delegada adjunta da 15ª CRS, Andreia Blau, a coordenadora do setor de Planejamento da coordenadoria, Rejane Guimarães, e os representantes dos municípios apresentaram suas dúvidas e questionamentos quanto à negociação financeira e ao serviço prestado pela instituição, a fim de assegurar que os pacientes terão garantido um atendimento de qualidade. Essas dúvidas foram esclarecidas pela direção do hospital e pela equipe de profissionais que atuam no setor.
Como resultado da reunião, a 15ª CRS, em conjunto com os municípios, comprometeu-se, inicialmente, a realizar uma nova reunião com a 6ª CRS – com sede em Passo Fundo-, a fim de dar segmento ao processo administrativo que está arquivado junto ao órgão, para, a partir daí, operacionalizar juntamente com o HCC as referências para esses municípios, bem como, atualizar o valor do teto financeiro que será repassado para a realização destes atendimentos.
Após, o grupo visitou o setor de Oncologia do HCC, para conhecer, in loco, a estrutura oferecida pela instituição de saúde. 


Siga-nos!