04/05/2017
As instituições desenvolvem, em conjunto, o programa de Residência Médica em Clínica Médica, que conta, atualmente, com três médicos residentes. Na última terça-feira (02), com o intuito de ampliar essa parceria, a universidade formalizou, em uma reunião com a direção do HCC, seu desejo de tornar o hospital de Carazinho campo de prática, também, para os acadêmicos do seu curso de Medicina.
Desde 2015, o Hospital de Caridade de Carazinho é parceiro da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no processo de formação de médicos especialistas. Juntas, as instituições desenvolvem o programa de Residência Médica em Clínica Médica, que conta, atualmente, com três médicos residentes.
Através do programa, o HCC disponibiliza seu campo de prática para que os profissionais de medicina vivenciem, mais intensamente, as rotinas hospitalares, com a preceptoria dos médicos do próprio corpo clínico da instituição de saúde. Durante dois anos, os residentes cumprem uma jornada de 60 horas semanais no hospital, realizando atividades diversas, em todos os setores.
Além disso, no ano passado, o HCC e a UFFS aprovaram, junto aos órgãos competentes, a implantação de uma nova especialização: o programa de Residência Médica em Cirurgia Geral.
Com o intuito de ampliar ainda mais essa parceria, na última terça-feira (02), a universidade formalizou, em uma reunião com a direção do HCC, seu desejo de tornar o hospital de Carazinho campo de prática, também, para os acadêmicos do seu curso de Medicina.
Participaram da reunião o presidente do HCC, Jocélio Cunha, o administrador Felipe Sohne, e a gerente institucional, Larissa Rosa. Representando a UFFS estavam o diretor do campus de Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias, o coordenador do Internato Médico, Jairo Caovilla, o coordenador do curso de Medicina, Júlio Cesar Stobbe, e o coordenador acadêmico do campus, Rafael Kremer.
A proposta da universidade visa proporcionar aos seus estudantes de Medicina, que estejam no 5º e 6º ano de graduação, um aperfeiçoamento prático e teórico dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, por meio de uma vivência concreta do ambiente hospitalar. Para isso, os doutorandos permaneceriam no HCC em regime de internato médico, durante uma jornada ainda não definida. Nesse período, eles iriam exercitar as especialidades médicas, orientados e supervisionados por médicos preceptores do próprio hospital.
De acordo com o presidente do HCC, Jocélio Cunha, o desejo da UFFS em fortalecer essa parceria demonstra a qualidade do hospital e a competência de seus profissionais. Segundo ele, a direção da instituição de saúde trabalha, fortemente, para tornar o HCC uma referência na sua área de atuação e, principalmente, para propiciar à comunidade local e regional um atendimento cada vez melhor, mais eficiente, acolhedor e humanizado.
A previsão é que os acadêmicos da UFFS iniciem a vivência prática no HCC a partir do próximo semestre letivo.