14/06/2017
Em 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para marcar a data comemorativa, além de alertar a população sobre a importância da doação de sangue, o Hospital de Caridade de Carazinho destaca o trabalho de sua Agência Transfusional, setor responsável pelo processo que envolve as transfusões de sangue realizadas na instituição de saúde.
Em 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída em 2004, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de homenagear e agradecer a todos os doadores de sangue que ajudam a salvar vidas cotidianamente. O dia foi escolhido, também, por lembrar o aniversário do médico e biólogo Karl Landsteiner, ganhador do prêmio Nobel, em 1930, pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.
Para marcar a data comemorativa, além de alertar a população sobre a importância da doação de sangue, o Hospital de Caridade de Carazinho destaca o trabalho de sua Agência Transfusional, setor responsável pelo processo que envolve as transfusões de sangue realizadas na instituição de saúde.
De acordo com a enfermeira supervisora da Agência, Mari Luciane Bernhard, o setor realiza as provas de transfusão, a verificação da tipagem sanguínea, a própria transfusão para os pacientes, a solicitação das bolsas de sangue ao Hemocentro de Passo Fundo e o armazenamento do estoque de sangue. “A Agência Transfusional funciona 24 horas por dia e atende todas as demandas clínicas, cirúrgicas, ambulatoriais e de urgências. Sua equipe é composta por profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem”, explica.
A enfermeira ressalta, também, que o HCC não realiza coletas de sangue, somente transfusões e sangrias. As coletas ocorrem em Carazinho somente durante as campanhas de doação de sangue, quando o ônibus do Hemopasso vem ao município.
Essas ações, segundo ela, são essenciais para a manutenção do estoque de sangue necessário para a assistência aos pacientes da instituição de saúde. “No dia a dia os doadores voluntários são poucos. Durante essas campanhas, pela comodidade de não precisar se deslocar à cidade vizinha, as pessoas acabam se sensibilizando e vindo ao hospital doar espontaneamente”, salienta.
A demanda diária de sangue que o HCC possui é variável, devido às transfusões de urgência e emergência, em pacientes cirúrgicos e em tratamento intensivo. Por isso, a orientação é que os familiares dos pacientes que recebem transfusão sanguínea se dirijam espontaneamente ao Hemopasso para repor os estoques. “Essa reposição é fundamental para atender outros pacientes e os casos de emergência. Todos os tipos de sangue são bem-vindos, mas, especialmente, os negativos”, complementa, ressaltando que doar sangue é um ato de amor ao próximo, por isso, toda a população está convidada a realizá-lo.