HCC

HCC e UFFS definem início do Programa de Internato Médico

04/07/2017

Em reunião realizada no início da noite de segunda-feira (03), a direção do HCC e representantes da UFFS definiram os últimos detalhes do programa, que será desenvolvido em parceria pelas duas instituições, a partir da segunda quinzena de julho deste ano.

 

A direção do Hospital de Caridade de Carazinho esteve reunida, no início da noite de segunda-feira (03), com representantes da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Passo Fundo, com o intuito de organizar, mais detalhadamente, o Programa de Internato Médico que será desenvolvido em parceria pelas duas instituições, a partir da segunda quinzena de julho do corrente ano.

Participaram da reunião o presidente do HCC, Jocélio Cunha, o administrador Felipe Sohne, a gerente institucional, Larissa Rosa, a gerente assistencial, Aline de Ávila, o diretor técnico, Dr. Darlan Lara, e os médicos do corpo clínico da instituição de saúde, Dr. Paulo Menta, Dra. Roselei Graebin e Dr. Silvano de Moura. Representando a UFFS estavam o diretor do campus de Passo Fundo, Prof. Ms. Vanderlei de Oliveira Farias, o coordenador do curso de Medicina, Dr. Júlio Cesar Stobbe, o coordenador acadêmico do campus, Dr. Rafael Kremer, o coordenador adjunto do curso de Medicina, Dr. Leandro Tuzzin, e a docente Dra. Ivana Lindemann, que atua como membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Medicina e membro da comissão de Internato.

O Programa de Internato Médico visa proporcionar aos estudantes de Medicina da universidade, que estejam no 5º e 6º ano de graduação, um aperfeiçoamento prático dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, por meio de uma vivência concreta do ambiente hospitalar. Para isso, os doutorandos permanecem nas instituições de saúde parcerias por períodos previamente determinados, exercitando as diversas especialidades médicas.

No HCC, os acadêmicos ficarão em regime de internato médico durante 15 dias, cumprindo uma carga horária 40 horas semanais. Nesse período, serão orientados e supervisionados por médicos preceptores do próprio hospital.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina da UFFS, Dr. Júlio Cesar Stobbe, essa etapa da graduação, onde as atividades práticas são preponderantes, é essencial para a formação dos futuros médicos, e o HCC disponibiliza um ótimo cenário de aprendizado, devido à qualidade de seus profissionais e serviços.

O presidente do HCC, Jocélio Cunha, salienta a importância das parcerias entre o hospital e as instituições de ensino da região. “Esta é mais uma etapa que avançamos na importante parceria existente entre as duas instituições, que irá oportunizar aos doutorandos da UFFS a vivência prática curricular em nossa instituição, reforçando sobremaneira seus conhecimentos e contribuindo para o crescimento e qualificação destes profissionais. Seguimos firmes e determinados em tornar o HCC uma referência regional”, ressalta.

Parceria entre HCC e UFFS iniciou em 2015

A parceria entre o Hospital de Caridade de Carazinho e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) iniciou em 2015, com a implantação do programa de Residência Médica em Clínica Médica.

Através dele, o HCC disponibiliza seu campo de prática para que os profissionais de medicina vivenciem, mais intensamente, as rotinas hospitalares, com a preceptoria dos médicos do corpo clínico da instituição de saúde. Durante dois anos, os residentes cumprem uma jornada de 60 horas semanais no hospital, realizando atividades diversas, em todos os setores.

Atualmente, a instituição de saúde conta com três médicos residentes. Além disso, no ano passado, as instituições aprovaram, junto aos órgãos competentes, a implantação de uma nova especialização: o programa de Residência Médica em Cirurgia Geral.


Siga-nos!