HCC

Campanha de Doação de Sangue do HCC mobiliza comunidade carazinhense

08/07/2017

O Hospital de Caridade de Carazinho realizou, neste sábado (08), a segunda edição da Campanha de Doação de Sangue de 2017, em parceria com o Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso. Durante todo o dia, 116 voluntários fizeram o cadastro e a triagem para doação. Desses, 100 tiveram seu sangue efetivamente coletado.

 

O Hospital de Caridade de Carazinho realizou, neste sábado (08), a segunda edição da Campanha de Doação de Sangue de 2017, em parceria com o Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso.

De acordo com a enfermeira supervisora da Agência Transfusional do HCC, Mari Luciane Bernhard, novamente, a comunidade carazinhense participou de forma expressiva da ação. “Durante todo o dia, 116 voluntários fizeram o cadastro e a triagem para doação. Desses, 100 tiveram seu sangue efetivamente coletado”, explica.

Essa diferença entre o número de pessoas cadastradas e o de doações efetivadas acontece porque, antes da coleta do sangue, os voluntários realizam o cadastro do doador, passam por uma análise dos sinais vitais - batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura e peso -, realizam o teste de anemia e passam pela triagem clínica, que consiste em uma entrevista confidencial sobre as condições de saúde da pessoa. “O doador precisa ser aprovado em todas essas etapas para realizar a coleta, que é de aproximadamente 450ml de sangue e dura, em média, sete minutos”, esclarece a enfermeira.

A vontade de auxiliar as pessoas através da doação motivou a dona de casa Katia Vargas a praticar o gesto solidário, pela primeira vez. “Até hoje, ninguém da minha família precisou de doação de sangue, mas não sabemos como será o dia de amanhã, por isso, é importante participar dessas ações e ajudar quem necessita”, afirma.

O empresário Maurício Tomé conta que costuma doar sangue com frequência, seja nas campanhas promovidas pelo HCC ou no próprio Hemopasso, em Passo Fundo. Para ele, a vinda do ônibus do Hemocentro a Carazinho possibilita que mais pessoas tenham a oportunidade de realizar a doação, em virtude da comodidade. “Doar sangue não dói e não custa nada. Então, por que não reservar um pouco do nosso tempo para ajudar as outras pessoas?!”, sugere.

Depois da doação, todos os voluntários receberam um lanche e foram orientados a ingerir bastante líquido, ter uma boa alimentação, a evitar o fumo, a bebida alcoólica, a exposição ao sol e a prática de exercícios físicos nas primeiras horas após a coleta. Além disso, receberam informações referentes aos cuidados com o curativo.

A próxima edição da Campanha de Doação de Sangue do HCC acontecerá no dia 02 de setembro.

 


Siga-nos!