Na última segunda-feira (17), doutorandas do Curso de Medicina da UFFS iniciaram o regime de internato médico, requisito obrigatório a formação do profissional médico.
O Programa de Internato Médico visa proporcionar aos estudantes de Medicina da universidade, que estejam no 5º e 6º ano de graduação, um aperfeiçoamento prático dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, por meio de uma vivência concreta do ambiente hospitalar. Para isso, os doutorandos permanecem nas instituições de saúde parcerias por períodos previamente determinados, exercitando as diversas especialidades médicas.
No HCC, os acadêmicos ficarão em regime de internato médico durante 15 dias, cumprindo uma carga horária 40 horas semanais. Nesse período, serão orientados e supervisionados por médicos preceptores do próprio hospital, dentre eles Dr. Paulo Menta, Dr. Silvano Pauletti de Moura e a Dra. Roselei Graebin. A supervisão do estágio compete ao Dr. Darlan Lara, que também é Diretor Técnico da Instituição.
De acordo com as doutorandas de medicina da UFFS, Adriana Schmidt e Bruna Vidal Figueiredo, "desde que chegamos, estamos tendo ótimas experiências. O Hospital proporciona diversos campos prática,e estamos tentando absorver um pouco de cada área. Está sendo maravilhoso aprender com a equipe que nos recebeu muito bem e vem sendo especialmente atenciosa conosco. Todos nos receberam muito bem, sem exceção. Só temos a agradecer por esta oportunidade e por todo conhecimento que estamos adquirindo aqui no HCC”.
A parceria entre o Hospital de Caridade de Carazinho e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) iniciou em 2015, com a implantação do programa de Residência Médica em Clínica Médica.
Através dele, o HCC disponibiliza seu campo de prática para que os profissionais de medicina vivenciem, mais intensamente, as rotinas hospitalares, com a preceptoria dos médicos do corpo clínico da instituição de saúde. Durante dois anos, os residentes cumprem uma jornada de 60 horas semanais no hospital, realizando atividades diversas, em todos os setores.
Atualmente, a instituição de saúde conta com quatro médicos residentes. Além disso, no ano passado, as instituições aprovaram, junto aos órgãos competentes, a implantação de uma nova especialização: o programa de Residência Médica em Cirurgia Geral.