Durante todo o dia, 120 voluntários fizeram o cadastro e a triagem para doação. Desses, 104 tiveram seu sangue efetivamente coletado.
O Hospital de Caridade de Carazinho realizou, neste sábado (02), a terceira edição da Campanha de Doação de Sangue de 2017, em parceria com o Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso.
De acordo com a enfermeira supervisora da Agência Transfusional do HCC, Mari Luciane Bernhard, durante todo o dia, 120 voluntários fizeram o cadastro e a triagem para doação. Desses, 104 tiveram seu sangue efetivamente coletado. “Novamente, a comunidade carazinhense abraçou a campanha e veio ao HCC prestar a sua solidariedade. Apesar dos avanços tecnológicos na saúde e na ciência, o sangue continua sendo insubstituível e somente através da doação, desse ato voluntário de amor ao próximo, podemos obtê-lo”, salienta.
A enfermeira explica, ainda, que antes da coleta do sangue, os voluntários realizam o cadastro do doador, passam por uma análise dos sinais vitais - batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura e peso -, realizam o teste de anemia e passam pela triagem clínica, que consiste em uma entrevista confidencial sobre as condições de saúde da pessoa, por isso existe essa diferença entre o número de pessoas cadastradas e o de doações efetivadas. “O doador precisa ser aprovado em todas essas etapas para realizar a coleta, que é de aproximadamente 450ml de sangue e dura, em média, sete minutos”, esclarece a enfermeira.
A vendedora Verônica Lopes Soares Sodré conta que costuma doar sangue com frequência, seja nas ações promovidas pelo HCC ou no próprio Hemopasso, em Passo Fundo. Para ela é gratificante poder ajudar as pessoas através da doação.
A vontade de auxiliar quem necessita também motivou a dona de casa Nelci Endres da Silva a aderir à campanha. Ela acredita que a vinda do ônibus do Hemocentro a Carazinho possibilita que mais pessoas tenham a oportunidade de realizar a doação e amplia a divulgação sobre a importância de realizar esse gesto solidário.
Depois da doação, todos os voluntários receberam um lanche e foram orientados a ingerir bastante líquido, ter uma boa alimentação, a evitar o fumo, a bebida alcoólica, a exposição ao sol e a prática de exercícios físicos nas primeiras horas após a coleta. Além disso, receberam informações referentes aos cuidados com o curativo.
A próxima edição da Campanha de Doação de Sangue do HCC está prevista para acontecer em dezembro.