Estão previstas, para este mês, diversas ações de conscientização sobre a importância das medidas de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Com o início do mês de outubro, iniciaram, também, as campanhas informativas e de prevenção do câncer de mama. Caracterizadas pela tonalidade rosa, as ações, de abrangência mundial, visam conscientizar e alertar para a importância de se diagnosticar precocemente a doença, a fim de aumentar a probabilidade de cura.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a 25% dos novos casos a cada ano.
O diagnóstico tardio é um dos principais fatores do alto índice de mortalidade da doença no Brasil. No entanto, quando o tumor é detectado precocemente, a possibilidade de tratamento e a probabilidade de cura aumentam consideravelmente. O que justifica a importância do autoexame e da mamografia, tão estimulados nas campanhas do Outubro Rosa.
O Hospital de Caridade de Carazinho também está engajado no movimento. A partir desta semana, o prédio da instituição de saúde ficará, durante a noite, iluminado em tons de rosa e os diferentes setores da instituição serão decorados com adereços da cor da campanha. Além disso, estão previstas, para este mês, diversas ações de conscientização sobre a importância das medidas de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Ainda, na tarde de domingo (1º), o médico oncologista do HCC, Dr. Luciano Alt, participou da abertura da programação organizada pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Carazinho para este Outubro Rosa. Realizado no teatro do SESC, a solenidade foi integrada às atividades dos Concertos de Primavera, evento cultural promovido pela Fundação Cultural de Carazinho – FUCCAR.
Durante sua explanação, o médico ressaltou a importância da adoção de práticas saudáveis para a prevenção de diversas doenças, entre elas, o câncer. Segundo ele, realizar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação adequada, ocupar os dias com momentos felizes, pensar em coisas positivas, evitar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas são medidas que contribuem muito para manter a saúde do corpo e da mente.
A importância dos exames preventivos, como a mamografia e o ultrassom das mamas, também foi salientada pelo oncologista, assim como, os avanços da medicina, que possibilitam tratamentos menos agressivos quando o tumor é diagnosticado em estágios iniciais.