HCC

HCC 83 anos: Setor de Tecnologia torna a assistência aos pacientes mais ágil e segura

25/01/2018

Na quarta reportagem da série comemorativa ao aniversário de HCC, celebrado no próximo sábado (27), será apresentado o setor de Tecnologia da instituição de saúde, que atua com o intuito de alcançar a excelência nos cuidados de saúde destinados aos pacientes, através da gestão de dados clínicos e assistenciais.

 

O setor de Tecnologia do Hospital de Caridade de Carazinho atua com o intuito de alcançar a excelência nos cuidados de saúde destinados aos pacientes, através da gestão de dados clínicos e assistenciais. Também, visa identificar, documentar, gerenciar e solucionar problemas relacionados ao uso de sistemas eletrônicos e seus processos, garantindo um atendimento mais ágil e seguro.

De acordo com o supervisor de Tecnologia do HCC, Rafael Pedralli, o setor trabalha, atualmente, para implementar o uso de prontuários eletrônicos na instituição, ou seja, para integrar todos os dados, documentos e informações referentes aos pacientes em um sistema informatizado. “Isso facilitará o armazenamento e o acesso aos dados pelos médicos e equipes hospitalares, além de aumentar a segurança das informações e reduzir o uso de papel, diminuindo os custos e beneficiando, também, o meio ambiente”, explica.

Segundo ele, em 2017, foi implementado o sistema de prescrição eletrônica para pacientes internados, assim, os médicos passaram a prescrever os medicamentos em receituários digitais. “Com esse sistema, os receituários ficam disponíveis para todas as unidades de internação, facilitando e agilizando o acesso em casos de transferências de uma unidade para outra. Ainda, a ferramenta aumenta a segurança da prescrição, devido a sua legibilidade”, destaca.

Quanto à questão da segurança dos dados, o supervisor salienta que somente profissionais habilitados têm acesso às informações sigilosas dos pacientes. Além disso, de acordo com ele, diariamente são realizados backups de todos os dados, tanto em dispositivos internos quanto em nuvem.  “Nós contamos, ainda, com oito servidores dedicados (softwares) que garantem o funcionamento do sistema 24h por dia, sete dias por semana, mesmo que ocorra a falha de um deles”, esclarece.

O HCC possui, também, um sistema de intranet, desenvolvido pela equipe de tecnologia. Esse sistema consiste em uma rede coorporativa que organiza as informações da instituição e concentra tarefas de diversos setores, melhorando a comunicação entre os colaboradores e aumentando a produtividade das equipes. “Além disso, o setor trabalha no desenvolvimento de um novo site institucional, mais seguro e moderno, que será lançado em breve, e é responsável por dar assistência técnica a todos os setores do hospital”, ressalta Rafael.

 


Siga-nos!