HCC comemora 83 anos neste sábado, 27 de janeiro
Após conhecer o funcionamento de alguns setores do HCC, na última reportagem da série comemorativa aos 83 anos da instituição, será apresentada a história do hospital, sua estrutura física, os serviços disponibilizados à comunidade, o número de profissionais que compõem seu quadro de colaboradores e Corpo Clínico, assim como, os índices de atendimento.
Neste sábado, 27 de janeiro, o Hospital de Caridade de Carazinho comemora 83 anos de sua fundação. A instituição de saúde é composta por seis unidades de internação que, juntas, disponibilizam à comunidade 150 leitos, entre elas, a Maternidade, a Pediatria e a Unidade de Saúde Mental, além de duas unidades clínicas e uma pré e pós-operatória, para internações pelo Sistema Único de Saúde - SUS, convênios e particulares. Também, possui Centro de Diagnóstico, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, serviço de Oncologia, Unidade de Terapia Intensiva e serviço de Emergência.
Em todo o ano de 2017, o hospital registrou 8.194 internações, totalizando uma média de 683 por mês - sendo 65% pelo SUS. Também, foram realizados 79.631 atendimentos ambulatoriais, sendo 43.973 exclusivamente pelos médicos plantonistas do setor de Emergência – os demais atendimentos são referentes ao ambulatório de Traumatologia, consultas realizadas por médicos de outras especialidades, em caráter particular ou por convênio, retornos de atendimentos, pronto-atendimentos de Obstetrícia e Ginecologia, entre outros. Ainda, registrou, no mesmo período, 4.147 procedimentos cirúrgicos e 872 nascimentos – 447 meninos e 425 meninas.
O HCC possui aproximadamente 140 médicos em seu Corpo Clínico e cerca de 500 colaboradores, atuantes nos mais diversos setores – equipe assistencial, de enfermagem, de apoio, área administrativa e SAMU.
Sempre priorizando o bem estar e a saúde da população de Carazinho e região, o HCC disponibiliza, em seu Centro de Diagnóstico, diversos exames, tais como: Retossigmoidoscopia; Eletrocardiograma; Eletroencéfalo com mapeamento cerebral; Ultrassonografia; Radiografia convencional simples e contrastada; Biópsia Hepática, de Mama e de Próstata; Ecodoppler venoso, arterial, carótidas e artérias renais; Ultrassom Obstétrico com Doppler; e Ecocardiograma UNI BI dimensional com Doppler.
Também, conta com serviços terceirizados, como Hemodiálise, Endoscopia e Colonoscopia, Laboratório de Análises Clínicas e Microbiologia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.
Uma trajetória marcada por conquistas
Fundado em 1935, o HCC nasceu do desejo de atender as necessidades da população no âmbito da saúde. Em 12 de fevereiro do mesmo ano, em decisiva reunião, foi eleita a primeira diretoria da instituição, que conquistou os recursos iniciais para a concretização desse desejo.
Em 1936, uma nova diretoria foi eleita e parte do terreno para construção da entidade foi adquirida. No ano seguinte, a área foi ampliada, com a compra de outra parcela de terras. Em 9 de agosto de 1942, então, após cinco anos de obras, foi inaugurado, oficialmente, o pavilhão central do hospital. Em 1943, a instituição já estava em pleno funcionamento, tendo, ao longo do ano, 559 internações.
Com a construção de novas alas, na década de 1960, foram criadas duas salas de cirurgias, a Maternidade, dois ambulatórios e o serviço de emergência. Já nesta época, o HCC firmava-se como um dos melhores hospitais do interior de estado, conquistando, em 1963, o título de Entidade Filantrópica.
Em 1990, a administração da instituição retornou às mãos dos carazinhenses, já que, desde 1988, havia sido comandada pela Sociedade Beneficente São Camilo. Nesta nova gestão, foi instituído o modelo de administração participativa, como forma de envolver todos os segmentos da sociedade para o êxito do funcionamento do hospital. A formação de diversas comissões de trabalho, para solucionar questões relevantes – desde financeiras até as de recursos humanos -, foi a maneira encontrada para operacionalizar essa nova gestão.
A partir de então, os investimentos na infraestrutura e os recursos técnicos foram consideráveis: foi inaugurado o serviço de diagnóstico por imagem, com novo sistema de Raios-X; adquiridos equipamentos para ultrassonografia e para o tratamento e segurança dos pacientes; reformados o Ambulatório, a Farmácia, a Maternidade, o setor de Pediatria, o serviço de Neurologia, entre outros espaços.
Em 1994, inicia, efetivamente, o funcionamento da nova UTI, com capacidade para 07 leitos, e o do Serviço de Hemodiálise com credenciamentos junto ao SUS.
Após a virada de século, outros investimentos tecnológicos e de modernização da estrutura física da instituição foram concretizados. Em 2007, foi inaugurado o novo serviço de Oncologia e, em 2009, as novas instalações da Unidade de Urgência e Emergência, proporcionando à comunidade um local de atendimento mais amplo e confortável.
Além disso, em 2011, aconteceu a inauguração do novo Centro Cirúrgico e de Recuperação e, em 2014, das novas instalações da Unidade Psicossocial, destinada ao tratamento de pacientes dependentes químicos e/ou com transtornos mentais.
O início do programa de Residência Médica, em 2015, também marcou a história do hospital, firmando seu desejo de tornar-se referência como campo de prática para estudantes e médicos residentes.
Já em 2016, for adquirido um grupo Gerador 700 KVA, proporcionando maior segurança e tranquilidade no atendimento à comunidade em situações de eventual falta de energia elétrica.
O ano de 2017, por sua vez, foi marcado pelo início da construção de nova Unidade de Terapia Intensiva, prevista para ser inaugurada em 2018. Com 10 leitos de internação – três a mais que a atual -, a nova UTI será uma das mais modernas e bem equipadas do Rio Grande do Sul.
No mesmo ano, ainda, a instituição conquistou a Referência em Oncologia para 13 municípios da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Palmeira das Missões, aumentando a abrangência do setor para 190 mil habitantes.
Todas essas conquistas – que levaram o HCC ao patamar de qualidade e resolutividade de hoje – só foram possíveis graças ao trabalho, à dedicação e ao conhecimento de diversos profissionais. Cada um deles, com seu perfil único de atuação, liderança e gestão, contribuiu, sobremaneira, para a construção da história do HCC e, especialmente, para a promoção da saúde, do acolhimento e do bem-estar da comunidade local e regional.
Para o presidente do HCC, Jocélio Cunha, a instituição mantém firme seu projeto de qualificação e modernização, a fim de tornar-se uma referência em sua área de atuação. “Nesses 83 anos de história, o HCC sempre se destacou pela atenção e cuidados com a saúde da população local e regional, e, nos últimos anos, a instituição celebrou diversas conquistas, como a capacitação de seus profissionais, ampliação do corpo clínico, a modernização tecnológica e estrutural, a parceria com as instituições de ensino, entidades, lideranças empresarias e políticas, tudo para melhor atender seus pacientes. Com o trabalho determinado que vem sendo desenvolvido no HCC por um grande número de pessoas, tenho absoluta certeza que o futuro será bastante promissor para a nossa comunidade regional”, destaca.
Notícias Relacionadas
|
|
|
|
|
|