HCC

HCC forma segunda turma do programa de Residência Médica em Clínica Médica

23/02/2018

Durante a solenidade, realizada no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Carazinho, recebeu o diploma de conclusão da especialização o formando Dr. Frederico Thompsen Alt, que vivenciou, durante dois anos, as rotinas da instituição de saúde, nos mais diversos setores.

 

O Hospital de Caridade de Carazinho formou, na noite de quinta-feira (22), a segunda turma do programa de Residência Médica em Clínica Médica, desenvolvido pela instituição de saúde em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. 

A solenidade, realizado no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Carazinho, contou, entre outras autoridades, com a presença do diretor da UFFS, campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias, do coordenador da Comissão de Residência Médica da universidade, Jairo Caovilla, do deputado estadual, João Reinelli – representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul -, e do vice-prefeito de Carazinho, Fernando Sant’Anna de Moraes.

Também, representando o HCC, estavam o vice-presidente, Luis Fernando Muneroli, o coordenador do Programa de Residência Médica, Darlan Martins Lara, o supervisor da especialidade de Clínica Médica, do Programa de Residência Médica, Gerson Luís Urnau, além de membros da direção, profissionais do corpo clínico, colaboradores e associados.

Em seu pronunciamento, o formando Frederico Thompsen Alt salientou a receptividade com que foi acolhido no HCC e agradeceu aos profissionais que o acompanharam em sua trajetória. “Foram dois anos de formação e aprendizado dentro do Hospital de Caridade de Carazinho, por isso, gostaria de agradecer à direção da instituição, a todos os funcionários e aos médicos do corpo clínico, que sempre foram muito solícitos, em especial, aos preceptores do programa de Residência Médica”, ressaltou.

Além disso, destacou o crescimento que o hospital teve nos últimos anos e seu desejo de permanecer atuando na região. “Nesses dois anos eu pude presenciar a evolução do HCC, que, tanto em termos de estrutura física quanto no atendimento, teve uma melhora muito grande, assim como, o programa de Residência Médica, que evoluiu muito. Espero continuar oferecendo meus serviços à comunidade de Carazinho”, finalizou.

O coordenador do programa de Residência Médica do HCC, Darlan Martins Lara, lembrou, em sua explanação, de quando o hospital começou a receber estudantes do curso de Medicina, ainda em 2011, e do empenho da direção da instituição para torná-lo um campo de prática de referência para os acadêmicos e médicos residentes. Também, agradeceu a atenção, o apoio, o carinho e o profissionalismo dos funcionários do hospital, da equipe de enfermagem, dos médicos do Corpo Clínico e, em especial, dos demais preceptores do programa de Residência Médica. “Frederico, nós temos muito orgulho de você e te desejamos muito sucesso. Tenha certeza que as portas do HCC estão abertas e que esperamos poder contar contigo aqui”, concluiu, direcionando-se ao formando.

Do mesmo modo, o supervisor da especialidade de Clínica Médica, do Programa de Residência Médica, Gerson Luís Urnau, salientou a qualidade da estrutura disponibilizada pelo HCC para o desenvolvimento das atividades de ensino e formação, assim como, a competência e o profissionalismo do médico concluinte. “O Dr. Frederico foi, sempre, um médico residente exemplar. Atuou em todos os setores do hospital e deixou uma boa imagem por onde passou. É isso que estamos buscando, não apenas trazer novos médicos para a cidade, mas trazer novos médicos capacitados”, disse, reforçando os desejos de sucesso ao formando.

O coordenador da Comissão de Residência Médica da UFFS, Jairo Caovilla, destacou, em seu pronunciamento, a satisfação e o orgulho em participar do evento e contou a história dos programas de Residência Médica da história da Medicina, no mundo e no Brasil, assim como, daqueles desenvolvidos pela instituição de ensino, em parceria com os hospitais de Carazinho e Passo Fundo. “Em 2015, com o objetivo de descentralizar e ampliar suas atividades de ensino, a Universidade Federal da Fronteira Sul, em parceria com o HCC, implantou o primeiro programa de residência médica em Carazinho. Esperamos que no próximo ano, ou talvez neste ainda, nós possamos ampliar o programa, ofertando novas especialidades de formação”, vislumbrou.

Por sua vez, o vice-presidente do hospital, Luis Fernando Muneroli, ressaltou o empenho da direção do HCC e de todos os seus profissionais, a fim de proporcionar à comunidade de Carazinho e região uma assistência à saúde cada vez mais qualificada.  “Sentimo-nos muito honrados por estar aqui, pela segunda vez, formando um médico residente do HCC. Agradecemos à UFFS por ter nos dado essa oportunidade. Nós estamos buscando, sempre, aprimorar a estrutura do hospital - física, tecnológica e profissional -, para que possamos melhorar ainda mais a saúde do nosso município”, destacou, afirmando ao médico concluinte que o HCC estará sempre de portas abertas para recebê-lo.

Já o vice-prefeito de Carazinho, Fernando Sant’Anna de Moraes, em seu pronunciamento, salientou a importância da solenidade para o hospital e saudou o formando pela conquista.  “Você, Dr. Frederico, tem uma missão muito nobre, uma missão dada para poucos, que é a de salvar vidas. E o HCC tem a missão de continuar fazendo esse excelente trabalho de formação de profissionais capacitados. Em nome do executivo municipal, eu parabenizo o hospital, parabenizo o formando pela formatura e parabenizo a instituição que tiver a oportunidade de tê-lo como profissional”, disse.

O deputado estadual, João Reinelli, em nome da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, cumprimentou o formando e as instituições que viabilizaram o programa de Residência Médica do HCC pelo momento festivo. “Eu sou médico também e sei como é difícil aumentar as vagas de Residência Médica. Todos os anos, muitos alunos concluem a graduação e não têm como continuar sua formação, por falta de vagas. Por isso, esse convênio entre o hospital e a universidade é um exemplo a ser copiado, visto que a formação médica necessita de atualizações constantes”, comentou.

Por fim, o diretor da UFFS, campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias, apresentou estrutura da universidade e do campus de Passo Fundo, assim como, lembrou o início da parceria de sucesso existente entre o HCC e a instituição de ensino. “A UFFS chegou a Passo Fundo sabendo que não faria sucesso sem o apoio das principais instituições de saúde da região. Por isso, foi em cada uma delas pedir apoio e pedir para trabalhar junto. Assim, fomos também convidados a estar em Carazinho e provocados pela direção do hospital a termos um local de formação em saúde aqui. E isso deu muito certo, rapidamente as pessoas perceberam que aquele era um momento de transformação, de crescimento do hospital. Nós víamos no olhar de todos que algo especial estava acontecendo. Hoje, olhando para trás, percebemos o quanto isso fez bem para a universidade e para o HCC”, evidenciou, parabenizando o formando pela conquista.

Após a cerimônia de formatura, os convidados participaram de um jantar comemorativo.

 


Siga-nos!