Na terça-feira (20), os médicos que ingressaram no Programa de Residência Médica em Clínica Médica, Dr. Diego Florencio Lima e Dr. Laudelino Lucas Santos da Apresentação, foram recepcionados pela direção da instituição de saúde.
A direção do Hospital de Caridade de Carazinho recepcionou, na terça-feira (20), os novos médicos residentes que ingressaram no Programa de Residência Médica em Clínica Médica da instituição de saúde: Dr. Diego Florencio Lima e Dr. Laudelino Lucas Santos da Apresentação. Na oportunidade, eles foram apresentados aos membros da equipe diretiva e receberam as boas-vindas do presidente do HCC, Jocélio Cunha.
Natural de Rondônia, Dr. Diego nasceu no município de Vilhena e cresceu em Cerejeiras. É graduado pelo Centro Universitário São Lucas, na capital do estado, Porto Velho, e, desde o ano passado, reside em Carazinho, onde atua como médico plantonista. Ele afirma que optou por realizar a especialização no HCC por conhecer a estrutura e os serviços ofertados pelo hospital, considerando, ainda, as boas referências que recebeu com relação ao Programa de Residência Médica e a expectativa de crescimento profissional que a instituição oferente.
Dr. Laudelino Lucas, por sua vez, é baiano, de Salvador, e graduado pela Universidad Cristiana de Bolivia – UCEBOL, localizada em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia - tendo seu diploma revalidado no Brasil pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Antes de vir ao Rio Grande do Sul, atuou como médico no município de Irará, também na Bahia. Segundo ele, o interesse pelo cenário de prática foi motivado por relatos de profissionais que já realizam a especialização na instituição. “A minha expectativa é grande. Pretendo ampliar meus conhecimentos e colocá-los em prática, atuando sempre da melhor forma. Estou aqui para somar”, ressalta.
O Programa de Residência Médica do HCC, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, iniciou em 2015 e formou sua segunda turma em fevereiro de 2018. Além dos novos médicos, a especialidade conta com outros quatro residentes, sendo três R2 e um R1. Eles cumprem uma jornada de 60 horas semanais no hospital, realizando atividades diversas, em todos os setores, com a preceptoria dos médicos do próprio corpo clínico da instituição de saúde.
A Residência Médica do HCC é coordenada pelo Dr. Darlan Martins Lara e a especialidade em Clínica Médica é supervisionada pelo Dr. Gerson Urnau. A preceptoria do Programa conta, também, com o conhecimento dos profissionais médicos: Dr. Luciano Alt, Dra. Adriana Rahman, Dr. Wernher Schwambach, Dra. Silvia Senger, Dra. Monica Muller, Dr. Silvano Pauletti de Moura, Dra. Roselei Graebin e Dr. Rafael Espanhol.
Além disso, já foi aprovada, junto aos órgãos competentes, a implantação de uma nova especialização de residência médica em Cirurgia Geral. Esta conquista faz parte do planejamento estratégico da direção do HCC, que visa fortalecer a parceria com as universidades da região, tornando o hospital de Carazinho uma referência no cenário regional e estadual.