Participaram do painel “Abordagem Multidisciplinar em Saúde Coletiva no Tratamento do Câncer”, a gerente assistencial do HCC, Aline de Ávila, o cirurgião oncológico, Dr. Ivan Ludtke, e a enfermeira do serviço de Oncologia, Janete Ferla.
A gerente assistencial do Hospital de Caridade de Carazinho, Aline de Ávila, o cirurgião oncológico, Dr. Ivan Ludtke, e a enfermeira do serviço de Oncologia da instituição de saúde, Janete Ferla, participaram, na noite de terça-feira (30), do painel “Abordagem Multidisciplinar em Saúde Coletiva no Tratamento do Câncer”, promovido pela Universidade Luterana do Brasil, campus Carazinho.
Realizado no salão de atos da universidade, o evento contou, também, com a participação da secretária municipal de saúde e docente do curso de Enfermagem da ULBRA, Anelise Almeida, da presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Carazinho, Jussara Biazus, e do biomédico e professor do curso de Enfermagem, Alexandre Ehrhardt.
Dando início às explanações, a enfermeira Janete Ferla apresentou a estrutura da Oncologia do HCC e as formas de acesso ao serviço, que atende pacientes de convênios, particulares e pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Também, falou sobre os fatores de risco do câncer de mama e salientou a importância do diagnóstico precoce da doença, seja para aumentar a probabilidade de cura ou para reduzir a agressividade do tratamento.
O cirurgião oncológico, Dr. Ivan Ludtke, por sua vez, explanou sobre as opções de tratamento do câncer de mama, com destaque para os procedimentos cirúrgicos, a quimioterapia e a radioterapia. Além disso, apresentou a incidência das neoplasias mamárias na atualidade e o número estimado de novos casos da doença nos próximos anos, no Brasil, no mundo e em Carazinho.
Já a gerente assistencial, Aline de Ávila, apresentou a estrutura da instituição, que possui Centro Cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo e Centro de Diagnóstico, o que qualifica o atendimento direcionado aos pacientes. Também, destacou a abrangência do setor de Oncologia, que é referência para 20 municípios pertencentes à 6ª e à 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde. Por fim, ainda, ressaltou a importância da equipe multiprofissional - formada por médicos, enfermeira, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicólogo, assistente social e farmacêutica – que atua de forma humanizada, com foco no bem-estar e acolhimento dos pacientes.
Após as explanações dos profissionais do HCC e demais convidados, foram respondidos os questionamentos do público.
Fotos: Divulgação ULBRA Carazinho