Do total de atendimentos, a maior incidência foi de casos clínicos, como mal-estar, convulsões, Acidente Vascular Cerebral - AVC e pressão alta, somando 969 registros. Em seguida, estão as ocorrências de acidentes, que contabilizaram 594 pacientes socorridos.
Em 2018, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU de Carazinho realizou 1.882 atendimentos, uma média de, aproximadamente, 157 por mês - registrados pelo Suporte Básico de Vida e pelo Suporte Avançado. Considerando apenas a unidade avançada – aquela que conta com profissional médico -, cuja operação é do Hospital de Caridade de Carazinho, foram socorridos 641 pacientes no ano passado. Além disso, o suporte da motolância foi utilizado em 389 ocorrências.
De acordo com o enfermeiro coordenador do SAMU do município, Cleverson Metzdorf, do total de atendimentos, a maior incidência foi, novamente, de casos clínicos, como mal-estar, convulsões, Acidente Vascular Cerebral - AVC e pressão alta, somando 969 registros. Em seguida, estão as ocorrências de acidentes, que contabilizaram 594 pacientes socorridos – 60 a mais que em 2017.
Segundo ele, ainda, de janeiro a dezembro, foram atendidos 67 casos de cunho violento, entre agressões, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, realizado o transporte de 152 pacientes para hospitais de outras cidades, e o socorro de 14 gestantes.
Sobre o SAMU:
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU é desenvolvido pela Secretaria de Saúde dos estados, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. Seu objetivo é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, que possa ocasionar sofrimento, sequelas ou, até mesmo, a morte.
O município de Carazinho conta com duas unidades de atendimento do SAMU: o Suporte Básico de Vida, que é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, e o Suporte Avançado, cuja operação é do Hospital de Caridade de Carazinho. O Suporte Avançado é composto por uma equipe de 16 profissionais, entre médicos, enfermeiros e condutores.
Em situações de urgência e emergência, para solicitar o atendimento, basta ligar para o número 192. Essa ligação será direcionada à Central de Regulação Estadual de Urgências, localizada em Porto Alegre, de onde uma atendente irá solicitar algumas informações, como o motivo da ligação, nome, endereço, município e ponto de referência. A partir daí, a mesma ligação é repassada para um médico, que irá transmitir orientações ao solicitante. Enquanto isso, as ambulâncias do SAMU são acionadas para ir até o local e realizar o atendimento.