Acadêmicos do terceiro nível estarão desenvolvendo o seu primeiro estágio curricular na instituição de saúde, durante os próximos meses.
O HCC recepcionou, na terça-feira (14), os acadêmicos do terceiro nível do curso de Enfermagem da ULBRA Carazinho, que estarão desenvolvendo o seu primeiro estágio curricular na instituição de saúde, durante os próximos meses.
Inicialmente, os estudantes foram acolhidos pela enfermeira do HCC, Inara Câmara da Cruz, que desejou a todos as boas-vindas e apresentou as informações gerais sobre o hospital, como sua missão, abrangência, número de funcionários e leitos, além das especificidades de cada setor onde o grupo irá desenvolver o estágio.
Também, transmitiu as orientações relativas ao Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, explicando sobre as placas de precaução e sobre a importância da lavagem frequente e correta das mãos.
Após, ainda, a técnica em segurança do trabalho, Elisângela de Oliveira, instruiu os acadêmicos quanto ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e às exigências da Norma Regulamentadora nº 32 (NR 32), que estabelece medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde.
De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da ULBRA e enfermeira do HCC, Leandra da Costa – que acompanhou os acadêmicos durante a recepção, juntamente com a professora Juliana Marchiori Lara -, esse será o primeiro contato dos estudantes com a assistência hospitalar. “Nesse primeiro estágio, o acadêmico de Enfermagem aprende, na prática, a realizar o histórico do paciente e os exames físicos. É um divisor de águas para o estudante, pois é o momento em que ele percebe se tem ou não aptidão para a profissão de Enfermeiro”, ressalta.
Além disso, segundo Leandra, a partir de agora, há estágios curriculares em todos os semestres, iniciando pela prática das técnicas de cuidado mais amplas, como a administração de medicamentos e os banhos, até as mais específicas, como as realizadas na UTI, por exemplo. “Essa recepção realizada pelo HCC é importante, portanto, para que os estudantes conheçam a instituição e sintam-se acolhidos e preparados para desenvolver as atividades do estágio – que são sempre supervisionadas por professores do curso”, conclui.