Nos primeiros seis meses de 2019, foram realizados 84 treinamentos internos no hospital - uma média de quase um treinamento a cada dois dias -, perfazendo o total de 1.731 horas/atividades.
A fim de consolidar-se como uma referência regional na assistência à saúde, além de investir na melhoria de sua estrutura física, tecnológica e de profissionais médicos, o Hospital de Caridade de Carazinho preocupa-se, também, com a qualificação técnica, humana e de gestão de seus colaboradores.
Afinal, de acordo com a psicóloga organizacional da instituição de saúde, Camila Jacoby, é com base no êxito individual e coletivo que os negócios de sucesso se constituem. “Entendemos que desenvolver as pessoas significa cuidar do nosso principal ativo, pois é a partir delas que toda e qualquer operação será executada”, ressalta.
Criado para auxiliar nesse processo, o projeto de Formação Continuada vem proporcionando momentos de trocas de conhecimento e de crescimento pessoal e profissional aos quase 500 colaboradores do HCC. “São palestras, atualização de informações, revisão de condutas, reuniões setoriais e atividades de integração e motivacionais, que visam aprimorar, relembrar e desenvolver as equipes, tendo em vista a missão, a visão e os princípios institucionais. Nosso objetivo é, portanto, manter uma sintonia de execução das atividades, rumo à excelência de nossos serviços”, salienta a psicóloga.
Segundo ela, nos primeiros seis meses de 2019, foram realizados 84 treinamentos internos na instituição - uma média de quase um treinamento a cada dois dias -, perfazendo o total de 1.731 horas/atividades.
Mais que capacitar tecnicamente, essas formações visam desenvolver as competências específicas de cada função e, principalmente, fortalecer as habilidades coletivas e o relacionamento interpessoal. “Sabe-se que o ambiente corporativo exige das empresas e de seus integrantes um aprimoramento constante. Por isso, o HCC decidiu intensificar uma estratégia de gestão de pessoas, investindo, ainda mais, em seus talentos. Entendemos que é através dessas iniciativas que conseguimos impactar, diretamente, na qualidade do atendimento direcionado ao nosso paciente”, destaca Camila.
Além disso, a direção do hospital apoia e incentiva a participação em cursos externos e prioriza a realização de momentos de integração do funcionário com seus colegas e com a instituição, visando seu bem-estar e seu crescimento profissional. “Procuramos ofertar às equipes momentos de relaxamento e introspecção. Essas atividades têm gerado resultados positivos, pois os colaboradores conseguem sentir e perceber a sua importância para a instituição e o valoroso significado do seu trabalho”, conclui a psicóloga.