Por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, a instituição de saúde está desenvolvendo um projeto de aprimoramento dos processos de gestão, com a consultoria de um profissional do Hospital Albert Einstein.
O Hospital de Caridade de Carazinho foi uma das 200 instituições de saúde do país selecionadas para participarem do PROADI-SUS - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – triênio 2018/2020. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com cinco hospitais filantrópicos de reconhecida excelência: Hospital Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital do Coração e Hospital Alemão Oswaldo Cruz - todos de São Paulo -, além do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre.
Através do programa – que visa contribuir para a melhoria das condições de saúde da população -, essas instituições de referência atuam oferecendo consultorias aos hospitais selecionados e propondo a eles o desenvolvimento de projetos embasados em cinco áreas centrais: Estudos de avaliação e incorporação de tecnologias; Assistencial; Capacitação de recursos humanos; Pesquisa de interesse público em saúde; e Desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde.
No HCC, portanto, está sendo iniciado um projeto de aprimoramento dos processos de gestão. Por essa razão, desde segunda-feira, um consultor do Hospital Albert Einstein está na instituição de saúde, conduzindo reuniões com a direção e com os profissionais responsáveis por diversos setores, a fim de verificar os principais pontos a serem melhorados e, a partir disso, formular o cronograma de ações que será executado durante os próximos meses.
O consultor em gestão, Cláudio Dreyssig, explica os oito passos que constituem a visão geral do projeto. Segundo ele, inicialmente, é realizado um diagnóstico preliminar da instituição, com análise de questões financeiras e econômicas; e em seguida, são iniciadas as atividades preparatórias de planejamento, que incluem a definição do cronograma e da equipe de trabalho. “O terceiro passo é conhecer o problema a ser estudado; o quatro passo é desmembrar esse problema em parte menores, para melhor atacá-lo; o quinto é identificar as causas desses problemas e o sexto é a elaboração do plano de ação”, pontua, acrescentando que essas etapas são desenvolvidas durante as três semanas consecutivas de consultoria, em que ele permanece na instituição.
Após esse perídio, segundo ele, inicia-se a fase de execução do plano de ação, com o acompanhamento dos resultado, durante cinco meses, e por fim, acontece o registro e a disseminação das boas práticas. “Esse é um projeto que visa fazer um diagnóstico e, por meio dele, qualificar os aspectos de gestão das instituições, em termos de produtividade e eficiência, o que resulta em benefícios tangíveis para a sociedade, através da melhoria do atendimento direcionado aos pacientes’, salienta o consultor.
Conforme o presidente do HCC, Jocélio Cunha, a adesão ao projeto integra o conjunto de ações desenvolvidas pela direção do hospital, com o intuito de qualificar os serviços de saúde disponibilizados à comunidade regional. “Nosso objetivo é proporcionar à população atendida pelo HCC uma assistência à saúde de excelência. Para isso, estamos modernizando a estrutura física e tecnológica do hospital, capacitando os colaboradores, ampliando e qualificando o Corpo Clínico e investindo em melhorias nos processos de gestão, sem esquecer da humanização do atendimento, que é uma prioridade”, salienta.