HCC

HCC conclui primeira etapa do projeto que visa a qualificação de seus processos de gestão

11/09/2019

O HCC foi uma das 200 instituições de saúde do país selecionadas, no triênio 2018/2020, para participar da iniciativa - promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com cinco hospitais filantrópicos de reconhecida excelência

Na última semana, o Hospital de Caridade de Carazinho concluiu a primeira etapa do projeto que visa a qualificação de seus processos de gestão, desenvolvido através do PROADI-SUS - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.

O HCC foi uma das 200 instituições de saúde do país selecionadas, no triênio 2018/2020, para participar da iniciativa - promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com cinco hospitais filantrópicos de reconhecida excelência: Hospital Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital do Coração e Hospital Alemão Oswaldo Cruz - todos de São Paulo -, além do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre.

Durante três semanas, portanto, um consultor do Hospital Albert Einstein esteve no hospital, conduzindo reuniões com a direção e com os profissionais responsáveis pelo setor onde o projeto será aplicado, a fim de estudar um problema específico e formular um cronograma de ações, visando o desenvolvimento de técnicas capazes de solucioná-lo.

De acordo com a gerente institucional do HCC, Larissa Rosa Giacomelli, através da iniciativa, a equipe do hospital teve acesso a uma grande ferramenta de gestão de processos, cujos frutos de sua aplicação já estão sendo colhidos. “Foram três semanas de muito aprendizado para os profissionais do HCC que se engajaram no projeto e que, agora, irão disseminar esse conhecimento, a fim de aprimorar outros processos de gestão realizados pelas equipes de trabalho”, ressalta.

Essa qualificação permanente, segundo ela, resulta em benefícios para a comunidade regional, que tem acesso a uma assistência à saúde em constante evolução. “Investir na capacitação técnica de pessoas e processos é primordial para um serviço de excelência. É isso que visamos proporcionar a todos os nossos pacientes: um atendimento de alta qualidade e resolutibilidade”, enfatiza.

O consultor em gestão, Cláudio Dreyssig, explica que o trabalho desenvolvido no HCC ocorreu conforme o planejado e teve os objetivos alcançados. “Após a identificação do problema a ser solucionado, ele foi estratificado em partes menores para um melhor entendimento. Em seguida, foram estudadas as causas fundamentais desse problema, para, então, elaborarmos um plano de ação de melhorias do processo”, destaca.

Ele comenta, também, que esta etapa do projeto teve como principal conclusão a necessidade de reformular e disseminar as diretrizes institucionais do hospital. “Nos próximos meses, outros cinco encontros de consultoria serão realizados pelo Hospital Albert Einstein, visando o acompanhamento e o monitoramento da eficácia do plano de ação. Tal etapa é necessária para avaliar a performance do projeto e corrigir possíveis desvios identificados”, explica.

Conforme o diretor técnico do HCC, Dr. Darlan Martins Lara, o projeto de qualificação dos processos de planejamento e gestão está aliado à evolução do HCC em termos de estrutura física, tecnológica e de capacitação profissional. Segundo ele, ainda, toda a equipe médica, de enfermagem, de apoio e administrativa será envolvida nesse processo, a fim de alcançar os objetivos traçados.

Além disso, de acordo com o presidente do HCC, Jocélio Cunha, a participação no projeto integra o conjunto de ações desenvolvidas pela direção do hospital, com o intuito de qualificar os serviços de saúde disponibilizados à comunidade regional. “Nosso objetivo é proporcionar à população atendida pelo HCC uma assistência à saúde de excelência, que prioriza a humanização do atendimento. Para isso, a capacitação e o envolvimento de todos os colaboradores e profissionais médicos é fundamental”, salienta.

 


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