Organizado pelas equipes do Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho – SESMT e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH, a capacitação orientou sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e as medidas de precaução de contato.
Na última quarta-feira (22), as colaboradoras do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Caridade de Carazinho participaram de um treinamento sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e as medidas de precaução de contato, organizado pelas equipes do Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho – SESMT e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH.
Inicialmente, foram detalhadas algumas exigências da Norma Regulamentadora nº 32 – NR 32, que estabelece diretrizes para a Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde – tais como, a proibição do uso de adornos e a importância de manter as unhas com o esmalte íntegro.
Além disso, foi ressaltada a obrigatoriedade do uso de EPIs – como luvas e sapatos adequados –, além dos Equipamentos de Proteção Coletiva - EPCs, com o intuito de evitar acidentes e preservar a integridade física e a saúde dos profissionais, bem como de pacientes e visitantes.
Com relação às medidas de precaução de contato, foram esclarecidas dúvidas sobre as diferentes placas de isolamento – anexadas nas portas dos quartos dos pacientes que necessitam de isolamento -, com destaque para os equipamentos de proteção que devem ser utilizados pelas colaboradoras ao entrarem nesses locais.