Palestra proporcionada aos gerentes, coordenadores e supervisores do HCC, na quinta-feira (04), foi ministrada pela psicóloga Valéska Walber.
Acolhimento, empatia e humanização: essas foram as três palavras que conduziram a palestra proporcionada aos gerentes, coordenadores e supervisores do Hospital de Caridade de Carazinho, na tarde de quinta-feira (04). Ministrada pela psicóloga Valéska Walber, a atividade ocorreu no Salão Nobre da instituição de saúde.
Durante sua exclamação, a psicóloga ressaltou a importância da atenção, do afeto e da gentileza nos atendimentos hospitalares. Segundo ela, a reflexão sobre o tema é fundamental. “É muito bom que sejam criados espaços como esses, afinal, não existe saúde sem acolhimento, sem humanização”, apontou.
Além disso, lembrou que esse comportamento deve ser priorizado em todos os setores, mesmo naqueles que não estão relacionados à assistência direta aos pacientes. “Esse é o foco da atenção em saúde. Sei que muitas vezes não paramos para pensar, mas acredito que seja de extrema valia, pois são atitudes que impactam muito na qualidade de vida e de relacionamento, tanto com os pacientes quanto com a equipe”, disse.
A capacitação faz parte do projeto de Formação Continuada desenvolvido pelo HCC, visando a qualificação técnica, de gestão e humana de seus colaboradores. Mais que promover a partilha e a disseminação de conhecimentos, essas atividades objetivam, portanto, a criação de vínculos e o fortalecimento do relacionamento interpessoal entre os profissionais que atuam na instituição.
Conforme a psicóloga organizacional do hospital, Camila Jacoby, o projeto se renova anualmente, de acordo com as necessidades apresentadas pelas equipes. “Neste ano, as reuniões são conduzidas em dois módulos: um de atualização de informações, onde os profissionais responsáveis pelos setores apresentam dados e estatísticas de atendimento e serviços; e o outro de treinamentos, no qual os próprios líderes definem uma temática, escolhem a melhor forma de trabalhá-la e organizam a atividade”, explicou.