O evento foi ministrado pelo filósofo, psicólogo e professor do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Dr. Vanderlei de Oliveira Farias.
Acolhimento e Cuidado Humanizado: promovendo saúde através de soft skills, foi o tema de uma palestra realizada na noite desta quinta-feira (27), no Auditório Padre João Gheno Netto, para Lideranças, Direção e Corpo Clínico do Hospital de Caridade de Carazinho. O evento foi ministrado pelo filósofo, psicólogo e professor do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Dr. Vanderlei de Oliveira Farias.
Na oportunidade, houve coquetel de confraternização para os presentes. O palestrante ainda realizou a divulgação de seu livro: Entre Outros: Metáforas para tempos difíceis, que analisa os dilemas mais atuais da convivência social, a partir de uma interlocução entre Filosofia, Psicologia e Literatura, o texto discute temas relevantes na atualidade. O escritor ainda realizou sorteio do livro e sessão de autógrafos.
Vanderlei falou sobre habilidades comportamentais, tecnologias e como elas interferem no dia-a-dia, sendo positivamente ou negativamente. “O objetivo desse evento é contribuir para um ambiente de trabalho saudável, promovendo a saúde mental e qualidade do acolhimento realizados no hospital”.
Para o colaborador da contabilidade, Estevão Bennemann, a palestra sobre acolhimento e cuidado humanizado, foi de grande importância para os colaboradores do HCC. “Compreendemos a importância de ouvir com empatia, respeitar as individualidades e oferecer um atendimento mais humano e acolhedor. Sem dúvida, um aprendizado valioso para todos que trabalham com pessoas e desejam a melhoria da prestação do serviço”, disse.
A diretora institucional, Larissa Rosa Giacomelli, ressalta que existe uma forte tendência no setor da saúde, que deve unir cada vez mais a eficiência em atendimentos e a satisfação de pacientes, com isso, como instituição hospitalar, o HCC tem buscado formar profissionais capazes de tem um olhar ainda mais humanizado com os pacientes. “O atendimento humanizado é uma construção mais firme de confiança entre os especialistas da saúde e o paciente. Por isso, é comum que esses profissionais estejam mais abertos a ouvir, aconselhar, informar e respeitar opiniões do paciente. É um cuidado regado a empatia, atenção e acolhimento integral”, explica Larissa, agradecendo ainda ao palestrante Vanderlei por atender com carinho o HCC, bem como, a todos aqueles colaboradores que se dispuseram participar do evento.