HCC

Equipes de colaboradores do HCC participam de treinamento

04/08/2016

A capacitação, ministrada pela fisioterapeuta da instituição de saúde, Naiara Pereira, teve como tema a importância da consciência corporal e dos cuidados com a postura no ambiente de trabalho.

Na manhã de quarta-feira (03), as secretárias e a equipe do setor de Faturamento do Hospital de Caridade de Carazinho participaram de um treinamento sobre a importância da consciência corporal e dos cuidados com a postura no ambiente de trabalho.
A atividade, organizada pela supervisora das secretárias, Jussara Neves, faz parte do cronograma de capacitações que todos os setores do HCC desenvolvem e foi promovida com o objetivo de transmitir orientações que possam contribuir para a saúde e o bem estar das profissionais durante o desenvolvimento de suas funções laborais. “Nós percebemos que estamos, muitas vezes, trabalhando em uma posição corporal errada, o que causa dores nas costas e reclamações. O intuito desse treinamento foi promover o bem estar da equipe e, consequentemente, uma maior motivação para a realização das atividades diárias”, salienta Jussara.
Durante a capacitação, ministrada pela fisioterapeuta da instituição de saúde, Naiara Pereira, as participantes foram informadas, inicialmente, sobre como é formada a coluna de um ser humano e os danos que a má postura e a sobrecarga sobre as vértebras podem ocasionar, como: hiperlordose, escoliose e hérnia de disco. 
Depois, receberam orientações sobre a postura correta na hora de sentar, com destaque para posição das pernas, dos ombros e das costas, as posições adequadas para dormir, a maneira ideal de levantar um peso do chão e de colocar os calçados, além da importância de distribuir o peso em ambas as mãos e de evitar o movimento de torcer as costas.
De acordo com a fisioterapeuta, os problemas de coluna são um dos maiores motivos de afastamento do trabalho, por isso essas orientações são essenciais. “O meu objetivo foi transmitir dicas para que as colaboradoras desenvolvam sua consciência corporal e passem, a partir daí, fazer uma autocorreção de suas posturas”, destaca.
Além disso, durante o treinamento, as profissionais realizaram exercícios de alongamento e respiração e, por fim, participaram de uma dinâmica, que reforçou a importância do trabalho em equipe.


Siga-nos!