16/08/2016
A farmacêutica do Centro Oncológico do Hospital de Caridade de Carazinho, Bruna Xavier, esteve visitando, na última semana, o setor de Oncologia do Hospital São Vicente de Paulo e o Centro de Tratamento do Câncer, ambos de Passo Fundo, com objetivo de conhecê-los e buscar novas ideias e conhecimentos para aprimorar o serviço prestado pelo HCC.
Na última semana, a farmacêutica do Centro Oncológico do Hospital de Caridade de Carazinho, Bruna Xavier, esteve visitando o setor de Oncologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), ambos de Passo Fundo, com objetivo de conhecê-los e buscar novas ideias e conhecimentos para aprimorar o serviço prestado pelo HCC.
De acordo com Bruna, durante as visitas, ela pode conhecer a estrutura dos setores de oncologia do HSVP e do CTCAN, como sala de aplicação das quimioterapias e a sala de preparo dos medicamentos. Também, teve a oportunidade de conversar com as farmacêuticas Cristine Tatsch, do HSVP, e Michelli Schaeffer, do CTCAN, sobre diversos assuntos que envolvem o tratamento do câncer, como a estabilidade, o modo de preparo e a dispensação dos medicamentos, o sistema utilizado para o registro de preparo dos oncológicos, assim como, sobre as rotinas de trabalho dos profissionais da área.
Além disso, no turno da noite, a farmacêutica assistiu à palestra “Pesquisa Clínica em Oncologia”, ministrada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO, Mário Jorge Sobreira da Silva. Segundo ela, durante o evento, realizado no HSVP, o palestrante explanou sobre a efetividade dos medicamentos, a segurança do tratamento e, principalmente, sobre a promoção da qualidade de vida do paciente, evidenciando a importância do trabalho da equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, farmacêutico, psicólogo, técnico em enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
Para Bruna, essa partilha de vivências e todo o conhecimento adquirido contribuem para o aperfeiçoamento de suas funções e, consequentemente, para a melhoria dos serviços prestados pelo HCC. “Foi um dia de grande aprendizado e conhecimento, no qual pude trocar experiências com colegas que trabalham na mesma área, observar as rotinas de trabalho e elaborar sugestões de melhorias para o meu setor, sempre buscando um melhor atendimento aos pacientes, que são nosso foco principal”, salienta.