HCC
Colaboradores apresentam suas funções e setores em Reunião de Lideranças
21/02/2017
De acordo com a psicóloga organizacional do HCC, Camila Jacoby, esse formato de reuniões tem o objetivo de aprimorar os processos internos e serviços do hospital, fazendo com que os colaboradores repensem seus setores e função e, assim, encontrem cada vez mais sentido em compor a família HCC. No primeiro encontro, os setores apresentados foram: Bloco Cirúrgico (BC), Centro de Materiais e Esterilização (CME), Sala de Recuperação, Posto 1, Posto 3 e Posto 5.
Na última semana, os profissionais da administração, gerências e supervisores do Hospital de Caridade de Carazinho participaram da reunião de capacitação do mês de fevereiro. Em 2017, assim como no ano passado, os encontros serão organizados e apresentados por grupos de colaboradores, porém, agora, eles irão expor aos colegas as atribuições de suas funções e as peculiaridades dos setores em que atuam.
Na primeira reunião, os setores apresentados foram: Bloco Cirúrgico (BC), Centro de Materiais e Esterilização (CME), Sala de Recuperação, Posto 1, Posto 3 e Posto 5.
De acordo com as enfermeiras responsáveis, o Centro de Materiais e Esterilização é o local onde são feitas a lavagem, a secagem, a esterilização e a inspeção dos materiais utilizados em todo o hospital. Segundo elas, o CME do HCC é considerando referência pela 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, devido à qualidade do serviço realizado.
Sobre o Bloco Cirúrgico, as profissionais destacaram os procedimentos e rotinas do setor, desde quando o paciente chega ao local para realizar algum procedimento. Entre as principais está o “Checklist da Cirurgia Segura”, formulário que é preenchido durante uma entrevista com o paciente para garantir que a cirurgia seja realizada no local correto e com o propósito correto.
Também, apresentaram a estrutura do BC, as diversas atribuições das enfermeiras responsáveis e algumas estatísticas do setor, onde, apenas em janeiro de 2017, foram realizadas 315 cirurgias.
A Sala de Recuperação, conforme as profissionais, conta com 11 leitos, sendo dois de isolamento. Nela, são recebidos os pacientes pós-cirúrgicos e as mães que realizaram parto cesariana. Entre as atribuições das enfermeiras que atuam no setor está a avaliação contínua dos pacientes e a transmissão de um Boletim Informativo aos acompanhantes, a fim de informá-los sobre o estado de saúde da pessoa operada. Esse boletim é feito diariamente, às 11h e às 17h.
Assim que o paciente recebe alta da Sala de Recuperação, ele é levado ao Posto 1, unidade de internação destinada aos pós-cirúrgicos. A unidade conta com 30 leitos e localiza-se no segundo andar do prédio do hospital, em frente à Maternidade. Já o Posto 3 é destinado aos pacientes clínicos internados por convênios e particulares e localiza-se no primeiro andar, do lado direito da portaria principal.
Durante a explanação sobre as duas unidades, as enfermeiras responsáveis apresentaram as particularidades de cada setor e as rotinas de trabalho das equipes. Segundo elas, além de dar assistência aos pacientes, as enfermeiras desempenham funções de gestão dos postos, como a solicitação de medicamentos à farmácia, a organização das escalas de folga e férias dos colaboradores, a conferência de prontuários e equipamentos, entre inúmeras outras.
De acordo com a psicóloga organizacional do HCC, Camila Jacoby, esse novo formato de reuniões foi pensado com o objetivo de aprimorar os processos internos e serviços do hospital, fazendo com que os colaboradores repensem seus setores e função e, assim, encontrem cada vez mais sentido em compor a família HCC. “Consideramos importante a transparência do trabalho desenvolvido pelos colegas e a partilha de ideias por meio de discussões em grande grupo. Além disso, visamos estreitar os vínculos entre os colaboradores e melhorar, ainda mais, a comunicação entre os setores, podendo, também, esclarecer dúvidas e atualizar processos”, destaca.
Na primeira reunião, os setores apresentados foram: Bloco Cirúrgico (BC), Centro de Materiais e Esterilização (CME), Sala de Recuperação, Posto 1, Posto 3 e Posto 5.
De acordo com as enfermeiras responsáveis, o Centro de Materiais e Esterilização é o local onde são feitas a lavagem, a secagem, a esterilização e a inspeção dos materiais utilizados em todo o hospital. Segundo elas, o CME do HCC é considerando referência pela 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, devido à qualidade do serviço realizado.
Sobre o Bloco Cirúrgico, as profissionais destacaram os procedimentos e rotinas do setor, desde quando o paciente chega ao local para realizar algum procedimento. Entre as principais está o “Checklist da Cirurgia Segura”, formulário que é preenchido durante uma entrevista com o paciente para garantir que a cirurgia seja realizada no local correto e com o propósito correto.
Também, apresentaram a estrutura do BC, as diversas atribuições das enfermeiras responsáveis e algumas estatísticas do setor, onde, apenas em janeiro de 2017, foram realizadas 315 cirurgias.
A Sala de Recuperação, conforme as profissionais, conta com 11 leitos, sendo dois de isolamento. Nela, são recebidos os pacientes pós-cirúrgicos e as mães que realizaram parto cesariana. Entre as atribuições das enfermeiras que atuam no setor está a avaliação contínua dos pacientes e a transmissão de um Boletim Informativo aos acompanhantes, a fim de informá-los sobre o estado de saúde da pessoa operada. Esse boletim é feito diariamente, às 11h e às 17h.
Assim que o paciente recebe alta da Sala de Recuperação, ele é levado ao Posto 1, unidade de internação destinada aos pós-cirúrgicos. A unidade conta com 30 leitos e localiza-se no segundo andar do prédio do hospital, em frente à Maternidade. Já o Posto 3 é destinado aos pacientes clínicos internados por convênios e particulares e localiza-se no primeiro andar, do lado direito da portaria principal.
Durante a explanação sobre as duas unidades, as enfermeiras responsáveis apresentaram as particularidades de cada setor e as rotinas de trabalho das equipes. Segundo elas, além de dar assistência aos pacientes, as enfermeiras desempenham funções de gestão dos postos, como a solicitação de medicamentos à farmácia, a organização das escalas de folga e férias dos colaboradores, a conferência de prontuários e equipamentos, entre inúmeras outras.
De acordo com a psicóloga organizacional do HCC, Camila Jacoby, esse novo formato de reuniões foi pensado com o objetivo de aprimorar os processos internos e serviços do hospital, fazendo com que os colaboradores repensem seus setores e função e, assim, encontrem cada vez mais sentido em compor a família HCC. “Consideramos importante a transparência do trabalho desenvolvido pelos colegas e a partilha de ideias por meio de discussões em grande grupo. Além disso, visamos estreitar os vínculos entre os colaboradores e melhorar, ainda mais, a comunicação entre os setores, podendo, também, esclarecer dúvidas e atualizar processos”, destaca.
Notícias Relacionadas
|
|
|
|
|
|