Em 2017, as reuniões que envolvem os profissionais da administração, gerências e supervisores do hospital têm como foco as peculiaridades dos setores da instituição e as atribuições das diversas funções. Durante o encontro da última semana, os setores apresentados foram: Gerência Financeira, Faturamento e Manutenção.
Na última semana, os profissionais da administração, gerências e supervisores do Hospital de Caridade de Carazinho participaram da reunião de capacitação do mês de junho. Em 2017, os encontros são organizados e apresentados pelos próprios colaboradores e têm como foco as peculiaridades dos setores da instituição e as atribuições das diversas funções. Na quinta reunião do ano, os setores apresentados foram: Gerência Financeira, Faturamento e Manutenção.
Ao explanar sobre o setor que coordena, o gerente financeiro, José Armando Lubian, destacou, inicialmente, o significado do termo “Gestão Financeira”. “É um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa”, explicou.
Depois, apresentou as funções que estão atreladas ao seu setor, entre elas, cobranças, contas a pagar, contabilidade e custos, fluxo de caixa e orçamentos, e demonstrou planilhas e programas utilizados para organizar e detalhar os custos e rendimentos de cada setor do hospital.
Por fim, ressaltou a importância da organização financeira também na vida pessoal de cada indivíduo. “O dinheiro não traz felicidade, mas ajuda a organizar várias áreas da vida. Quando as finanças estão em ordem, temos mais tranquilidade para focar em outros aspectos. Ter atitudes corretas em relação ao dinheiro consiste em economizar, poupar, planejar e investir. Quando a pessoa consegue unir essas quatro ações, o dinheiro pode se transformar em uma fonte de realização”, salientou.
O setor de Faturamento, de acordo com a supervisora Vera Moura, tem a função de faturar as contas dos pacientes internados e ambulatoriais junto aos convênios. Ou seja, é responsável por cobrar dos planos de saúde e do SUS (Sistema Único de Saúde) os procedimentos descritos nos prontuários dos pacientes, assim como, por todos os tramites burocráticos que envolvem essas cobranças.
Ainda, segundo ela, atrelado ao setor está a Tesouraria, que realiza as cobranças das contas dos pacientes particulares e dos serviços terceirizados oferecidos pela instituição.
Já o setor de Manutenção do HCC, conforme o supervisor Jaisson Allebrandt, atua realizando instalações, consertos e reparos de equipamentos médico-hospitalares, além de serviços de manutenção elétrica, hidráulica e predial.