Atividade foi ministrada por profissionais do Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU do município, cuja gestão é realizada pelo HCC.
O Hospital de Caridade de Carazinho proporcionou, na última segunda-feira (20), uma capacitação de Primeiros Socorros Básicos aos colaborados do Grêmio Aquático de Carazinho. A atividade foi ministrada por profissionais do Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU do município, cuja gestão é realizada pelo HCC.
De acordo com o enfermeiro coordenador do SAMU de Carazinho, Cleverson Metzdorf, na ocasião, os participantes foram orientados sobre a forma correta de agir em situações adversas no trabalho, tais como: ocorrências de choque elétrico; picadas e ferroadas de animais peçonhentos; crises convulsivas; desmaios, quedas e lesões na coluna cervical; parada cardiorrespiratória; queimaduras; luxações, entorses e fraturas; ferimentos leves e profundos; hemorragia nasal; acidente ocular e intoxicação por fumaça ou veneno.
Segundo ele, foi ressaltada, também, a importância de preocupar-se com a própria segurança ao prestar assistência a alguém, bem como, de avaliar o cenário onde a pessoa está e somente agir se tiver certeza do que está fazendo.
Por fim, ainda, os profissionais explicaram o funcionamento do SAMU, destacando as informações que devem ser transmitidas à Central de Regulação Estadual de Urgências no momento em que o serviço é acionado.
Essa atividade – motivada pela parceria entre o HCC e o Grêmio Aquático – foi a primeira de uma série de treinamentos que serão oportunizados aos colaboradores do clube.