Destinada a fotógrafos profissionais, a atividade contou com dois módulos: Orientações para Fotografia de Parto no Centro Obstétrico e Berçário, ministrado pela enfermeira obstetra, Viviane Fassini; e Orientações para Fotografia de Parto Cesariano no Centro Cirúrgico, com a enfermeira Camila Eglior.
O Hospital de Caridade de Carazinho realizou, na última segunda-feira (27), uma capacitação destinada aos fotógrafos de parto - ou seja, profissionais que são contratados pelas gestantes para registrar em imagens o momento do nascimento de seus bebês.
A atividade contou com dois módulos: Orientações para Fotografia de Parto no Centro Obstétrico e Berçário, ministrado pela enfermeira obstetra, Viviane Fassini; e Orientações para Fotografia de Parto Cesariano no Centro Cirúrgico, com a enfermeira Camila Eglior.
De acordo com as enfermeiras, a capacitação teve o objetivo de apresentar aos participantes a estrutura e o funcionamento de ambos os locais de parto – Centro Obstétrico e Centro Cirúrgico -, bem como, de orientá-los sobre os procedimentos e situações que podem ou não ser fotografados, as intercorrências que, por vezes, ocorrem, os locais onde o fotógrafo deve ficar posicionado para desenvolver seu trabalho e por onde ele é autorizado a circular.
Durante as explanações, ainda, elas ressaltaram a importância de preservar e respeitar a intimidade da mãe e da família, assim como, a imagem dos profissionais que estão atuando naquele momento. Além disso, salientaram que as equipes médicas e de enfermagem estão sempre dispostas a auxiliá-los e orientá-los, a fim de que possam registrar a emoção do nascimento, sem interferir nos cuidados com a mãe e o bebê.
Após as explicações teóricas, os fotógrafos visitaram tanto o Centro Cirúrgico quanto o Centro Obstétrico e Berçário do HCC, a fim de reforçar as informações transmitidas, por meio da visualização, in loco, da estrutura e dos procedimentos relatados.
Durante a capacitação, ainda, esses profissionais foram credenciados e, a partir de agora, somente eles serão autorizados a entrar no Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico do hospital para realizar fotografias de parto. Os fotógrafos que não puderam participar deste treinamento, poderão realizá-lo em uma próxima edição, prevista para ocorrer em breve.