Novo equipamento contribui para ampliar, ainda mais, a qualidade e a resolutividade dos diagnósticos e tratamentos direcionados aos pacientes internados no HCC – cujos exames de análises clínicas são realizados pelo Zuffo.
O Zuffo Laboratório Clínico – localizado junto ao Hospital de Caridade de Carazinho – conta, agora, com um novo equipamento: o D-10 da Biorad, que realiza a dosagem da Hemoglobina Glicada, pelo método de HPLC – Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. Esse exame é destinado ao diagnóstico e acompanhamento de pacientes diabéticos.
De acordo com o farmacêutico bioquímico responsável pelo laboratório, Diego Coelho Bastos, a dosagem da Hemoglobina Glicada por HPLC apresenta clara vantagem sobre os demais métodos, por possibilitar a identificação da presença de hemoglobinas variantes, permitindo uma análise mais criteriosa do resultado e evitando, assim, resultados falsamente elevados ou diminuídos. “Por essa razão, este é o método referência recomendado para a dosagem de Hemoglobina Glicada pelos principais Programas do Controle de Diabetes do Mundo”, acrescenta.
Segundo ele, ainda, o exame reflete a média de glicose no sangue do paciente no período de até 120 dias, por isso, é utilizado para verificar se o diabetes está ou não controlado, além de ser solicitado para o diagnóstico da doença.
Por apresentar um histórico da glicemia do paciente, a dosagem da Hemoglobina Glicada torna-se uma aliada importante ao teste de glicemia em jejum - que mede as concentrações de glicose no sangue do paciente no momento da coleta. “Os resultados do exame de glicemia em jejum, porém, podem oscilar dependendo de alguns fatores, como a prática de atividade física ou as medicações que o paciente ministra. Além disso, alguns indivíduos podem apresentar a glicemia em jejum normal e ter picos hiperglicêmicos em outros períodos. O exame de Hemoglobina Glicada é eficiente, portanto, por mostrar a concentração média de glicose no sangue de uma pessoa durante um longo período”, explica Diego.
O Zuffo é o único laboratório de análises clínicas de Carazinho que possui este equipamento - que contribui para ampliar, ainda mais, a qualidade e a resolutividade dos diagnósticos e tratamentos direcionados aos pacientes internados no HCC – cujos exames de análises clínicas são realizados pelo Zuffo.