Capacitação foi ministrada pelo médico clínico geral, Dr. Frederico Alt, pelo médico residente, Dr. Gunnar Kussler, pela enfermeira do setor, Grasiela Negri, além das acadêmicas do Curso de Enfermagem da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, campus Carazinho, Mariana Vargas, Mariane Braga e Zemilda Correa.
As equipes de enfermagem que atuam na Unidade de Internação Clínica destinada aos pacientes do Sistema Único de Saúde – Posto 4, do Hospital de Caridade de Carazinho, participaram, na quarta-feira (21), de uma capacitação sobre Ressuscitação Cardiopulmonar, ministrada pelo médico clínico geral, Dr. Frederico Alt, pelo médico residente, Dr. Gunnar Kussler, pela enfermeira do setor, Grasiela Negri, além das acadêmicas do Curso de Enfermagem da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, campus Carazinho, Mariana Vargas, Mariane Braga e Zemilda Correa.
Durante a atividade, foram relembrados os protocolos de avaliação do paciente e de reconhecimento de uma Parada Cardiorrespiratória, bem como, as condutas que devem ser adotadas nesses casos. Além disso, os participantes foram envolvidos em simulações práticas de atendimento.
Também, foi apresentada às equipes e implementada no setor uma escala de atendimento de Paradas Cardiorrespiratórias. Através dela, semanalmente, cada profissional ficará responsável por funções específicas - determinadas no protocolo da Ressuscitação Cardiopulmonar -, a fim de organizar e agilizar a assistência ao paciente. Essa divisão de funções é classificada por cores, por isso, para identificá-los, os profissionais utilizarão, em suas roupas, botons de quatro tonalidades: azul, amarelo, verde e vermelho.
De acordo com a gerente assistencial do HCC, Aline de Ávila, o treinamento foi realizado com o intuito de reforçar os protocolos de atendimento, aprimorar as condutas e ampliar os conhecimentos sobre o tema, visando, sempre, a excelência da assistência aos pacientes.