Alusivo à campanha “Janeiro Branco”, o encontro reuniu os profissionais da administração, gerências e supervisores do HCC.
O mês de janeiro é marcado, desde 2014, por campanhas informativas e reflexões acerca da importância dos cuidados com a saúde mental. Ao evidenciar essa temática, as ações, de abrangência mundial, são caracterizadas pela tonalidade branca e visam prevenir o adoecimento emocional da humanidade.
De acordo com o site da campanha “Janeiro Branco”, o movimento dedica-se a convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito de suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e comportamentos.
Devido à sua importância, essa reflexão foi proposta aos profissionais da administração, gerências e supervisores do Hospital de Caridade de Carazinho, durante a primeira reunião mensal de capacitação de 2019, realizada na segunda-feira (28).
No início do encontro - ministrado pelos psicólogos da instituição de saúde, Camila Jacoby e Marcelo Graciano – foram apresentados os conceitos e tabus que envolvem a esfera da saúde mental, bem como, ressaltadas as estatísticas que demonstram o aumento dos casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade.
Segundo os psicólogos, as pessoas têm conhecimento e se preocupam com as medidas de prevenção às doenças do corpo, porém, muitas vezes, deixam de lado as ações contribuem para a melhoria da saúde mental - que envolvem a vivência de momentos prazerosos, além da capacidade de reconhecer, admitir, compreender e expressar as emoções e sentimentos.
“Em meio à correria do dia a dia, muitas pessoas dizem não ter tempo para cuidar de si mesmas, para realizar algo que as deixem felizes, que faça bem para a sua saúde mental. Porém, é importante que compreendam que elas próprias são responsáveis por administrar o seu tempo. E que cuidar de si é uma prioridade”, salientaram, lembrando que o conceito de saúde mental deve ser entendido de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo.