HCC

Indicadores de diferentes setores do HCC são apresentados em reunião de capacitação

06/06/2019

Atividade envolveu os gerentes, supervisores e coordenadores do hospital, com o intuito de aprimorar a comunicação entre os setores, avaliar o desempenho de cada serviço por meio das estatísticas e estimular o controle, a mensuração e o registro desses dados, direcionando os esforços das equipes para objetivos estratégicos.

Os gerentes, supervisores e coordenadores do Hospital de Caridade de Carazinho participaram, nesta quinta-feira (06), da reunião de capacitação do mês de junho. Em 2019, os encontros são organizados e apresentados pelos próprios profissionais e têm como foco a exposição dos indicadores de cada setor, com relação aos atendimentos, ao perfil dos pacientes, aos casos mais comuns, ao número de procedimentos, à quantidade de materiais utilizados, entre outros dados.

De acordo com a psicóloga organizacional da instituição, Camila Jacoby, esse formato de treinamento foi pensado com o intuito de aprimorar a comunicação entre os setores, avaliar o desempenho de cada serviço por meio das estatísticas e estimular o controle, a mensuração e o registro desses dados, direcionando os esforços das equipes para objetivos estratégicos.

Na primeira reunião organizada nesse sistema, os seguintes setores tiveram suas informações apresentadas: Unidade de Internação Cirúrgica; Maternidade; Unidade de Tratamento Intensivo; Centro Cirúrgico, Sala de Recuperação e Centro de Materiais e Esterilização; Unidade de Internação Clínica - SUS e Unidade Semi-intensiva; Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho; Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Endoscopia.  

Segundo os dados apresentados, por exemplo, de janeiro a maio de 2019, nasceram 355 bebês na Maternidade do HCC, sendo 173 meninos e 182 meninas. No mesmo período, ainda, 256 pacientes foram internados na Unidade de Internação Clínica – SUS e Unidade Semi-intensiva, desses, a maioria apresentava problemas cardiológicos (71), no aparelho digestivo (52), oncológicos (37) e neurológicos (30).

Além disso, somente no mês de maio deste ano, 45 pacientes foram atendidos na Unidade de Tratamento Intensivo do hospital, com uma média de quatro dias de internação. Com relação ao número de cirurgias, ainda, em 2018, foram realizados 3.157 procedimentos no HCC, sendo 821 de pequeno porte, 2.035 de médio porte e 301 de grande porte.  


Siga-nos!